Logo Criança e Consumo
Foto de blocos de monta multicoloridos.

FGV lança curso de Advocacy e Políticas Públicas em parceria com Criança e Consumo

Foto de blocos de monta multicoloridos.

FGV lança curso de Advocacy e Políticas Públicas em parceria com Criança e Consumo

Por meio do programa de Educação Continuada da FGV, a primeira turma inicia em agosto.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV), por meio do seu Programa de Educação Continuada (PEC), com o apoio do projeto Criança e Consumo, e da consultoria política Pulso Público, lançam o curso de curta duração ‘Advocacy e Políticas Públicas: Teoria e Prática’. As inscrições já estão abertas e o início das aulas será no dia 15 de agosto.

“Por meio do advocacy, organizações do campo social conseguem mobilizar a opinião pública sobre importantes causas sociais a serem defendidas, engajar atores na discussão e incidir politicamente junto aos tomadores de decisão em prol da defesa de determinada política. Um curso sobre o tema contribui para a disseminação e formação de novos agentes multiplicadores desse conhecimento e dessa prática”, explica Pedro Hartung, advogado do Instituto Alana e um dos professores do curso.

Veja também:
– Livro ‘Criança e Consumo – 10 anos de transformação’ está disponível online
– Assembleia Mundial da Saúde apoia relatório para erradicar obesidade infantil
– Pelo Dia Mundial dos Direitos do Consumidor na ONU

A Profª Doutora Andréa Cristina Oliveira Gozetto, coordenadora do curso, explica que em uma democracia participativa é essencial que as organizações do campo social se engajem nos debates que definem quais e como serão as políticas públicas a serem desenvolvidas pelo governo, defendendo seus pontos de vista junto aos representantes eleitos, tanto do Poder Legislativo quanto do Poder Executivo. “O curso ‘Advocacy e Políticas Públicas’ conjuga teoria prática e fornece aos alunos o ferramental necessário para planejar e executar uma campanha de advocacy eficaz”.

Marcelo Issa, diretor-executivo da consultoria Pulso Público, salienta que a participação política profissionalizada é amplamente adotada tanto por empresas quanto por organizações da sociedade civil. “No Brasil, as grandes empresas e companhias multinacionais já aplicam metodologias específicas para defender seus interesses junto ao poder público, mas as entidades do campo social ainda não as utilizam plenamente. O curso visa justamente corrigir esse desequilíbrio e capacitar os profissionais do terceiro setor para a correta promoção das causas que defendem”, diz.

O curso ‘Advocacy e Política Públicas’ visa aprimorar o conhecimento teórico e prático de profissionais do campo social que desejem empreender ações que visem provocar mudanças sociais a partir de incidência política, aperfeiçoando competências relacionadas a atividades desenvolvidas entre a sociedade civil e governos em todas as suas esferas de atuação. Ao final do curso, será realizado o workshop ‘Advocacy na prática’, onde os alunos irão desenvolver um caso de incidência política, apresentando e discutindo os diferentes estágios de elaboração de uma campanha.

Os interessados têm até o dia 30 de julho para se inscrever e até o dia 9 de agosto para efetivar a matrícula. Para se inscrever clique aqui.

Foto: Via Flickr

Publicado em: 15 de junho de 2016

Notícias relacionadas

Listar todas as notícias

Ir ao Topo