Logo Criança e Consumo
Foto com vários brindes de brinquedos, tem uma Tag escrita na foto Tag Lancheinfeliz.

É pra comer ou pra brincar?

Foto com vários brindes de brinquedos, tem uma Tag escrita na foto Tag Lancheinfeliz.

É pra comer ou pra brincar?

Procon Carioca notifica Habib’s, Mc Donald’s e Giraffas por publicidade dirigida às crianças e pela venda de lanches com brindes.

A fórmula é a mesma: anunciar alimentos acompanhados de brinquedos – exclusivos, colecionáveis e, na maioria das vezes, relacionados a personagens licenciadas do universo infantil – de modo a compor um combo infantil, o que configura tanto comunicação mercadológica dirigida a crianças, como venda casada, práticas proibidas no Brasil.

A notificação realizada em fevereiro de 2014 pelo Procon Carioca ao Habib’s, Mc Donald’s e Giraffas é resultado de uma denúncia feita pelo Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, ao Procon em maio de 2013 baseada na Lei Municipal 5.528/2012, que proibia especificamente a venda casada de alimentos com brinquedos em lanchonetes cariocas.

Apesar de a lei ter sido declarada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o Procon Carioca aplicou os artigos do Código de Defesa do Consumidor (CDC) que também proíbem a venda casada, pois os fornecedores devem respeitar o direito de escolha dos consumidores e não podem condicionar a compra de um produto a outro, além de considerar abusiva a publicidade direcionada ao público infantil.

Estratégias de marketing de alimentos dirigidas às crianças são condenadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e já renderam multas milionárias ao Mc Donald’s e ao Habib’s.  Mesmo assim, as redes de fast food insistem na estratégia ilegal.

Conanda
A publicidade dirigida às crianças é ilegal de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e, recentemente, sua abusividade foi definida pela Resolução 163/2014 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). De acordo com a resolução, é considerada abusiva, entre outros, a “promoção com distribuição de prêmios ou de brindes colecionáveis ou com apelos ao público infantil”.

Acompanhe o caso:

Alsaraiva (Habibs), Arcos Dourados (McDonald´s), Giraffa´s, Trendfoods (China in Box e Gendai), Venbo (Bob´s) – (MAI/2013)

Publicado em: 9 de maio de 2014

Notícias relacionadas

Listar todas as notícias

Ir ao Topo