Logo Criança e Consumo

Drinks para crianças?

Drinks para crianças?

Sanrio e Editora Salvat lançam produtos da HelloKitty com receitas de bebidas alcoólicas e acabam autuadas pelo Procon.

Os produtos da linha “HelloKittyParty” traziam pratos e copos com estampas da gatinha, personagem presente no imaginário infantil, junto com fascículos com receitas de coquetéis com bebidas alcoólicas, além de sugestões de comportamento e consumo de alimentos inadequados para crianças. Os produtos podiam ser comprados em bancas de jornais por todo o país.

Preocupada com o acesso das crianças ao produto claramente inadequado, uma cidadã denunciou a ação. A denúncia foi rapidamente acatada pelo Procon da Bahia, que autuou as empresas responsáveis e agiu em parceria com o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, o que resultou na notificação das empresas pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (DPDC-Senacon-MJ).

Pela rápida iniciativa do órgão, o Instituto Alana encaminhou uma carta ao Procon-BA, parabenizando sua atuação e agradecendo a correspondência recebida, que deu ciência do andamento do caso.

Saiba mais sobre o caso e veja imagens dos fascículos da linha “HelloKittyParty”.

Ainda em relação ao Procon-BA o Alana reencaminhou outras duas representações que já haviam sido enviadas ao órgão mas continuam sem resposta. Em uma delas, denuncia o canal Cartoon Network pela comunicação mercadológica dirigida às crianças divulgando o Ben 10 – e dando a entender que os pequenos que utilizassem itens da linha se tornariam “super-heróis”.

Em outra, denúncia 39 empresas pela veiculação de banners em sites com conteúdo infantil, todos com mensagens publicitárias dirigidas diretamente às crianças.

Saiba mais sobre a representação contra o Cartoon Network. Já para conhecer as 39 empresas denunciadas e acompanhar o caso, clique aqui.

Publicado em: 17 de dezembro de 2012

Notícias relacionadas

Listar todas as notícias

Ir ao Topo