Logo Criança e Consumo
foto do discurso de posse da Secretaria de Comunicação Social com Paulo Pimenta falando em frente ao microfone

Proteção de crianças na Internet ganha destaque no discurso de posse da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

foto do discurso de posse da Secretaria de Comunicação Social com Paulo Pimenta falando em frente ao microfone

Proteção de crianças na Internet ganha destaque no discurso de posse da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Durante o discurso de posse da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) – que voltou a ter status de ministério com a mudança de governo federal -, realizado no último dia 03, o novo ministro-chefe da pasta, Paulo Pimenta (PT), destacou a proteção digital de crianças e adolescentes.

Vamos trabalhar também para proteger as vítimas de violação de direitos no ambiente digital, em especial crianças e adolescentes, mulheres, pessoas negras, LGBTQIA+ e defensores de direitos humanos, e promover medidas de educação midiática.

Paulo Pimenta,
ministro-chefe da Secom

Além disso, o jornalista e político também enfatizou a necessidade de um trabalho complementar entre ministérios como, por exemplo, o da Justiça, o dos Direitos Humanos, o da Educação e o da Cultura, para que essa agenda de garantia de direitos seja efetivada. Esse esforço coletivo, aliás, ganha mais chances de avançar já que outros ministros também citaram crianças e adolescentes em suas posses.

Discurso de posse da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República: porque a proteção on-line infantil foi citada

93% de crianças e adolescentes brasileiros entre 9 e 17 anos estão conectados à Internet (TIC Kids Online Brasil 2021). A pauta da proteção digital infantil, então, precisa ser vista com cada vez mais atenção e por todos atores sociais. Isso significa, portanto, que Estado, famílias e sociedade – incluindo as empresas – devem trabalhar para garantir que os direitos das crianças sejam respeitados inclusive no mundo on-line.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Código de Defesa do Consumidor, juntos e complementarmente, definem a abusividade e ilegalidade da prática da publicidade infantil. Essa proibição, de fato, vale também na Internet. Ainda, nas questões de privacidade e proteção de dados, a garantia de direitos de crianças e adolescentes requer o cumprimento do artigo 14 da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) – que garante maior proteção às informações dessa parcela da população. 

Esses e outros pontos que apontam para a construção de uma Internet mais segura para crianças e adolescentes (inclusive e principalmente frente à exploração comercial) devem estar presentes não apenas nos discursos, mas também nas práticas dos novos governantes. É necessário, além disso, que a defesa on-line de jovens seja um compromisso das empresas de tecnologia. Afinal, um ambiente digital melhor para crianças e adolescentes é um espaço melhor para todos.

Publicado em: 18 de janeiro de 2022

Notícias relacionadas

Listar todas as notícias

Ir ao Topo