Logo Criança e Consumo
Foto de um documento com assinatura de várias pessoas.

Dia histórico

Foto de um documento com assinatura de várias pessoas.

Dia histórico

Câmara Federal promove debate aberto ao público para tratar do consumismo infantil. Parlamentares receberam moção de apoio à regulação. #infancialivre

Ontem, 9 de agosto, foi um dia histórico no debate sobre os impactos negativos da publicidade dirigida a crianças no Brasil. Durante o 1º Seminário Infância Livre de Consumismo, alguns parlamentares e representantes do poder público receberam oficialmente uma moção de apoio a iniciativas de regulação da publicidade infantil o Congresso Nacional, aprovada pelos participantes da 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, em julho.

Entre os representantes do Congresso, a senadora Marta Suplicy e os deputados Paulo Teixeira e Domingos Dutra participaram do evento e puderam expor suas opiniões. “A ansiedade de todo adolescente é aplainada pelo consumo. Seu valor na sociedade está no tênis”, disse Marta Suplicy. Ela defendeu o ensino nas escolas infantis de leitura crítica das propagandas.

Já o deputado Domingos Dutra, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias que promoveu o Seminário, falou da importância de se discutir o tema do consumismo com a família e a sociedade. “Esse seminário é uma demanda legítima da sociedade civil”, afirmou. Ele foi apoiado pelo também deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que ressaltou que a publicidade dirigida ao público infantil gera inúmeros problemas para a sociedade brasileira. Para Teixeira, o Brasil precisa buscar uma regulação mais madura, “e não temê-la”

Sandra Amorin, do CONANDA, se disse preocupada com a distorção das prioridades no país em relação à infância: “Gasta-se mais com publicidade do que com educação. Será que já não está na hora de reverter essa lógica?”, indagou.

A coordenadora da Frente Parlamentar Mista de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, deputada Erika Kokay, chamou a atenção para o fato de a criança hoje ser alvo preferencial de publicidade. “Os apelos para o consumo são inesgotáveis. A criança hoje é um consumidor em potencial e estratégico para o mercado.”

Publicado em: 10 de agosto de 2012

Notícias relacionadas

Listar todas as notícias

Ir ao Topo