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Debate online discute influência da publicidade nas escolhas alimentares de adultos e crianças

Debate online discute influência da publicidade nas escolhas alimentares de adultos e crianças

Debate online discute influência da publicidade nas escolhas alimentares de adultos e crianças

O Instituto Alana participou do evento organizado pelo Idec, que faz parte das comemorações do mês do consumidor, celebrado no dia 15 de março em todo mundo

Como parte dos eventos comemorativos do mês do consumidor, o Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, representado pela advogada Ekaterine Karageorgiadis, participou de um hongout, no dia 9 de março, organizado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). O encontro online, mediado pela nutricionista Ana Paula Bortoletto do Idec, debateu a influência da mídia e da publicidade nas escolhas alimentares e também contou com a participação de Fabiana Muller coordenadora nacional da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (Ibfan), Paula Johns diretora executiva da Aliança de Controle do Tabagismo (ACT) e Helena Jacob coordenadora do curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Libero.

Durante sua fala, Ekaterine Karageorgiadis destacou as consequências da publicidade de produtos alimentícios considerados não saudáveis na formação de hábitos alimentares desde a infância. “A obesidade é algo concreto, o consumo excessivo e habitual de produtos industrializados, que é incentivado pela publicidade, acarreta na obesidade da população em geral e no público infantil também”, explicou a advogada.

A publicidade direcionada às crianças tem como um de seus propósitos transformá-las em promotores de venda e futuras consumidoras, por isso o interesse do Alana “é fazer com que Estado, família e sociedade juntos respeitem e cumpram as suas responsabilidades e seus deveres na proteção integral da criança, inclusive frente aos abusos do mercado publicitário de alimentos”, concluiu Ekaterine. Ao final da fala de cada participante foram respondidas perguntas dos internautas. A íntegra do hongout está disponível na página do Youtube do Idec.

O debate faz parte da mobilização proposta pela Consumers International (CI) para o Dia Mundial do Consumidor, celebrado em 15 de março. A federação, que reúne mais de 200 entidades de defesa do consumidor de diversos países, como o Instituto Alana e o Idec, elegeu como tema para este ano o direito à alimentação saudável. Como parte da campanha, a CI realiza um chamado para dar visibilidade às ações que as entidades estão realizando e organizou um thunderclap (como se fosse um “compartilhaço”) para que a Organização Mundial da Saúde (OMS) faça um tratado de alimentação saudável.

Foto: Aikawa Ke via Flickr

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