No 1º Seminário Infância Livre de Consumismo, na Câmara Federal, Alana defende regulação da comunicação de mercado que fala diretamente com o público infantil. #infancialivre
Na quinta, 9 de agosto, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal (CDHM) promoveu 1º Seminário Infância Livre de Consumismo, em Brasília. O Alana Defesa estava lá como apoiador e foi representado pela nossa diretora Isabella Henriques em uma das mesas do evento.
O objetivo foi discutir a vulnerabilidade das crianças diante dos apelos ao consumo. De acordo com a CDHM, “o discurso mercadológico dirigido à criação de desejos de consumo entre as crianças é um discurso feito por adultos altamente especializados, dotados de capacidade econômica e instrumental midiático, contra o qual a comunidade, a família e a própria criança estão indefesas”.
Isabella Henriques afirmou mais uma vez que a criança não deve ser alvo de publicidade: “Criança não tem como se defender do bombardeio publicitário que ela recebe porque ainda está em formação e não compreende plenamente mensagens persuasivas.”
Ela dividiu a mesa com a vice-presidente do Senado, Marta Suplicy, a representante do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), Sandra Maria Francisco de Amorim, o escritor e contador de histórias Ilan Brenman, a especialista Maria Inês Vitorino e a mãe Vanessa Anacleto, do Infância Livre de Consumismo.