Logo Criança e Consumo
Cartaz com o desenho de um planeta onde pessoas e prédios estão em volta dele descreve: Comida de verdade no campo e na cidade. Quinta Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Criança e Consumo na 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Cartaz com o desenho de um planeta onde pessoas e prédios estão em volta dele descreve: Comida de verdade no campo e na cidade. Quinta Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Criança e Consumo na 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Encontro apresenta como lema: Comida de verdade no campo e na cidade, por direitos e soberania alimentar

Ekaterine Karageorgiadis, advogada do projeto Criança e Consumo do Instituto Alana e conselheira do Consea – Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, participa como delegada da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (5CNSAN), que acontece de 3 a 6 de novembro no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O encontro deve receber 2 mil pessoas, entre delegados representando sociedade civil e governo dos 26 estados e Distrito Federal, observadores e convidados nacionais e internacionais. O lema deste ano é Comida de verdade no campo e na cidade, por direitos e soberania alimentar, mote que chama à reflexão para a efetivação do direito à alimentação adequada e saudável e as medidas que devem ser adotadas para sua concretização nos próximos anos.

A 5ª Conferência Nacional ocorre num contexto em que o Brasil, de acordo com relatório da FAO de 2014, saiu do Mapa da Fome Mundial, mas vê com preocupação crescerem os índices de sobrepeso e obesidade, além do avanço dos transgênicos e agrotóxicos. A última Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2008-2009) revela que 15% das crianças brasileiras estão obesas e 30% com excesso de peso.  Nesse cenário, a exposição à publicidade de alimentos com baixo valor nutricional está entre os principais fatores que contribuem para a obesidade infantil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Veja também:
– Chile aprova fim da publicidade de alimentos dirigida às crianças
– Para erradicar a obesidade infantil: fim da publicidade de alimentos não saudáveis
– Uruguai batalha contra a obesidade infantil

No dia 3 de novembro, às 10hs, Ekaterine participa da exibição do filme ‘Muito Além do Peso’, seguido por um debate sobre a obesidade infantil no Brasil e as possíveis respostas ao problema. Já no dia 4 de novembro, Ekaterine conduzirá a atividade integradora Obesidade Infantil: situação atual e propostas de atuação no nível local, das 18h30 às 20h30. Ambas as atividades são conduzidas em parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – Idec, representado pela pesquisadora Ana Paula Bortoletto, também delegada da 5CNSAN e conselheira do Consea. “Enquanto as empresas não cumprirem as leis e insistirem em direcionar publicidade para as crianças, vamos ter dados alarmantes de obesidade infantil. Eventos como esse são importantes para consolidar o assunto e sensibilizar pessoas de todos os cantos do país”, explica a advogada do Instituto Alana.

Entre as autoridades, são aguardadas as presenças da presidente Dilma Rousseff, ministros de Estado, governadores, deputados e senadores, além do diretor geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o brasileiro José Graziano e a ativista ambiental indiana Vandana Shiva.

Programação e mais informações podem ser acessadas neste link.

5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Data: 3 a 6 de novembro de 2015
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Brasília

Publicado em: 30 de outubro de 2015

Notícias relacionadas

Listar todas as notícias

Ir ao Topo