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Imagem com três fotos de crianças segurando produtos, cada foto tem uma criança com um produto diferente, a primeira uma garota segura uma caixa de lápis de cor com um pincel, na segunda um garoto segura um papel da Foroni, na terceira uma garota segura produtos de beleza.

15 empresas denunciadas por direcionar publicidade às crianças no YouTube

Imagem com três fotos de crianças segurando produtos, cada foto tem uma criança com um produto diferente, a primeira uma garota segura uma caixa de lápis de cor com um pincel, na segunda um garoto segura um papel da Foroni, na terceira uma garota segura produtos de beleza.

15 empresas denunciadas por direcionar publicidade às crianças no YouTube

Empresas enviam produtos a youtubers mirins para que anunciem às crianças que acompanham seus canais.

 

A prática de unboxing dos “recebidos” de youtubers mirins, ou seja, abrir, em vídeo, produtos recebidos de empresas, é uma maneira velada de direcionar publicidade ao público infantil. O Criança e Consumo denunciou ao Ministério Público Federal – Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro – 15 empresas de diversos segmentos que adotaram essa prática abusiva e ilegal. As empresas denunciadas enviaram produtos para diversos youtubers mirins, crianças que publicam vídeos no Youtube, para que fossem divulgados em seus canais na rede social.

 

A publicidade camuflada em canais de crianças no Youtube

Por conta da enorme visibilidade dos youtubers mirins entre o público infantil, e a influência e impacto que exercem sobre outras crianças, as empresas utilizam esses canais para anunciar, de forma velada, seus produtos, serviços e promoções e criar fidelidade e adesão do público infantil. “O objetivo da representação é denunciar as empresas que se aproveitam da hipervulnerabilidade, tanto da criança youtuber como da espectadora, para desenvolver publicidade abusiva para crianças”, explica a advogada Ekaterine Karageorgiadis.

 

Além da Bic, as outras empresas denunciadas ao órgão são: Biotropic, C&A, Cartoon Network, Foroni, Kidzania, Long Jump, Mattel, McDonald’s, Pampili, Puket, Ri Happy, SBT, Sestini e Tilibra.

 

O Código de Defesa do Consumidor considera a publicidade abusiva e ilegal quando se aproveita da deficiência de julgamento e experiência da criança. Assim como a Resolução 163 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que reforça a proteção da criança no mercado de consumo. Portanto, o Criança e Consumo solicita ao Ministério Público Federal que sejam tomadas medidas jurídicas para coibir essas práticas comerciais, a fim de que as empresas cessem com tal abusividade e ilegalidade e deixem de realizar ações semelhantes, bem como reparem os danos já causados às crianças.

 

O Criança e Consumo continua acompanhando o caso.

 

Veja também

– Ministério Público de SP vai investigar ação da Ri Happy dirigida às crianças
– Ronald Mc Donald insiste em fazer shows dentro das escolas
– Procon de SP mantém multa à Mondelez por publicidade abusiva

Publicado em: 19 de junho de 2016

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