Logo Criança e Consumo
Foto de um caderno semifechado com uma caneta dentro do caderno.

Consumismo infantil e direito ao brincar na agenda oficial

Foto de um caderno semifechado com uma caneta dentro do caderno.

Consumismo infantil e direito ao brincar na agenda oficial

Prefeitura lança São Paulo Carinhosa e estabelece diretrizes para políticas públicas voltadas a primeira infância, dentre as quais está a preocupação com o consumismo entre crianças e o direito ao brincar.

Embasado no princípio da proteção integral à criança, da Constituição Federal, e considerando a importância dos primeiros anos de vida, a São Paulo Carinhosa – Política Municipal para o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância na Cidade de São Paulofoi anunciada no dia 28 de agosto, com o objetivo de promover o desenvolvimento físico, motor, cognitivo, psicológico e social das crianças com idade entre 0 e 6 anos.

A nova política traz nove diretrizes que devem orientar o comitê gestor, com representantes de 14 secretarias municipais e coordenação da primeira-dama de São Paulo, Ana Estela Haddad. O programa se alinha à politica nacional Brasil Carinhoso, do governo federal.

Dentre as questões que irão orientar os trabalhos do comitê gestor municipal estão o direito da criança ao brincar e o esforço em sensibilizar a sociedade para os impactos negativos do consumismo na infância.

Algumas das primeiras iniciativas da política serão a ampliação de vagas de creche, desenvolvimento do currículo e da qualidade das escolas infantis, capacitação de médicos e enfermeiros especializados para saúde pública, além da criação de CAPS infantis e ações de desabrigamento. Inicialmente, o objetivo é priorizar ações voltadas às crianças em situação de vulnerabilidade.

Saiba mais sobre o projeto da prefeitura:

Foto: Amir Kuckovic     

Publicado em: 4 de setembro de 2013

Notícias relacionadas

Listar todas as notícias

Ir ao Topo