Logo Criança e Consumo
Cartaz descreve: Terceira Conferência nacional de juventude. As várias formas de mudar o Brasil.

Conferência Nacional de Juventude apoia regulação da publicidade infantil

Cartaz descreve: Terceira Conferência nacional de juventude. As várias formas de mudar o Brasil.

Conferência Nacional de Juventude apoia regulação da publicidade infantil

Os participantes da 3ª Conferência Nacional de Juventude – As Formas de Mudar o Brasil – assinaram uma moção de apoio à efetivação da regulação da publicidade infantil no país. No texto eles alegam que a regulação é uma “forma de proteção das crianças e adolescentes frente aos apelos da publicidade e da comunicação mercadológicas a eles e elas dirigidas, as quais se utilizam de sua vulnerabilidade e contribuem em larga escala para o reforço dos estereótipos de gênero, de raça e de orientação sexual, bem como para o aumento da violência, da obesidade e das doenças crônicas não transmissíveis e do consumismo”.

A Conferência, que aconteceu entre os dias 16 e 19 de dezembro de 2015, em Brasília, é um espaço para debater a participação da juventude no Brasil, discutindo ações para os poderes públicos, e pactuando instrumentos de monitoramento e ação entre as redes de organizações, com foco no controle social das políticas públicas de juventude.

Veja também:
– Relatório da 5ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional é divulgado
– Após publicidade abusiva, Foroni se compromete a sair das escolas
– Para se promover, McDonald’s usa professores para vender lanches nos EUA

A moção, assinada por 201 participantes, defende ainda que a regulação é fundamental para difundir uma “nova mentalidade na juventude, adolescência e infância brasileiras no que tange aos hábitos de consumo, com impacto direto em questões cruciais para o futuro, como sustentabilidade e violência”. O texto exige também a efetivação integral e a implementação da Resolução 163 do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes) e considera a Resolução um instrumento de referência para futuras regulações.

Vale lembrar que em 2014 cerca de 9 milhões de estudantes entraram em contato com o tema da publicidade infantil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e agora, muito daqueles jovens estão ao lado do Projeto Criança e Consumo e tantas outros movimentos apoiando a regulação e juntos neste debate fundamental para o respeito aos direitos das crianças e jovens do Brasil.

Leia o documento na íntegra.

Foto: Divulgação

Publicado em: 20 de julho de 2016

Notícias relacionadas

Listar todas as notícias

Ir ao Topo