Logo Criança e Consumo
foto de mãos de crianças brincando de peão com como imagem de apoio ao texto sobre a brincadeira e o brinquedo

A brincadeira e o brinquedo precisam de plástico?

foto de mãos de crianças brincando de peão com como imagem de apoio ao texto sobre a brincadeira e o brinquedo

A brincadeira e o brinquedo precisam de plástico?

Os programas Criança e Natureza, Território do Brincar e Criança e Consumo, iniciativas do Instituto Alana, criam o informativo “A brincadeira e o brinquedo precisam de plástico?” (já pronto para impressão) que traz a importância do brinquedo e da brincadeira no desenvolvimento infantil, além de problematizar os brinquedos de plástico comercializados e muitas vezes publicizados para o público infantil, prática abusiva e ilegal. O setor de brinquedos, por exemplo, é um dos que mais faz publicidade dirigida às crianças. Em 2019, de fato, 71% da publicidade infantil em canais infantis da TV paga eram de brinquedos. E, logo após, no ano seguinte, a categoria continuou sendo a líder, representando praticamente metade de todos os anúncios. No ambiente digital não é diferente, mas, pior, muitas vezes acaba sendo até veladas.

 

[su_button url=”https://criancaeconsumo.org.br/wp-content/uploads/2020/10/a-brincadeira_e_o_plastico-1.pdf” target=”blank” style=”soft” background=”#ec1a3a” size=”7″ center=”yes” radius=”5″ icon_color=”#ec1a3a” text_shadow=”0px 0px 0px #000000″ rel=”lightbox”]CONFIRA O INFORMATIVO[/su_button]

.

Alternativas para a brincadeira e o brinquedo de plástico

A brincadeira e o brinquedo certamente são fundamentais para o desenvolvimento infantil. Entretanto, eles não são encontrados apenas nas prateleiras de lojas. Muitos brinquedos estão ao alcance das famílias, sobretudo no entorno ou mesmo dentro de casa. O informativo traz alguns desses exemplos e os seus benefícios, como brinquedos feitos de madeira, utensílios de cozinha, materiais não estruturados – tecidos, cordas e barbantes, por exemplo – elementos naturais e ferramentas, que, com a supervisão de adultos, podem ensinar diversas habilidades motoras e de criatividade às crianças.

.

A infância está plastificada?

O estudo “Infância plastificada”, feito pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Química Verde, Sustentabilidade e Educação (GPQV), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a pedido do Criança e Consumo, aponta que, de todos os brinquedos do mundo, 90% deles são feitos de materiais plásticos. Ainda, pesquisa levanta, a problemática do excesso de brinquedos de plástico na saúde das crianças. É possível conter substâncias tóxicas nesses produtos que podem ser causadoras de câncer e doenças hormonais. Além disso, também há seu impacto no meio ambiente. O estudo estimou que, entre 2018 e 2030, serão produzidos 1,38 milhão de toneladas de brinquedos de plástico no Brasil.

 

Leia também

O que é essencial para as nossas crianças?

Tempo e espaço para brincar

Brincadeiras criativas são fundamentais para a infância

Publicado em: 26 de outubro de 2020

Notícias relacionadas

Listar todas as notícias

Ir ao Topo