Logo Criança e Consumo

Zaffari – Anúncios da rede de supermercados (outubro/2009)

Capa padrão atuação jurídica
Capa padrão atuação jurídica

Zaffari – Anúncios da rede de supermercados (outubro/2009)

Em 1.9.2009 a equipe do Projeto Criança e Consumo recebeu, por meio eletrônico, duas denúncias nas quais se relatava a veiculação, por televisão e internet, de três campanhas publicitárias de Comercial Zaffari Ltda., rede de supermercados e hipermercados. Os comerciais, além de utilizarem crianças como protagonistas, abusavam da confusão entre fantasia e realidade e transmitiam valores distorcidos a crianças sobre o processo de produção, circulação e venda de bens de consumo.

Tendo conhecimento desta ação de marketing, a equipe do Projeto Criança e Consumo verificou que a Rede Zaffari utilizou estratégia publicitária abusiva e inadequada, incitando o desenvolvimento de condutas questionáveis e aproveitando o apelo que têm o mundo imaginário e a linguagem da fantasia perante o público infantil para promover a rede de supermercados.

Diante da constatação de tantas abusividades, o Instituto Alana, por meio do Projeto Criança e Consumo, encaminhou em 19.10.2009 Representação ao Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, relatando as ilegalidades cometidas.

Em 27.10.2009 o caso foi encaminhado pelo órgão à Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude. No dia 20.3.2012, o Projeto Criança e Consumo foi informado, por carta, a respeito do arquivamento do caso pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Arquivos Relacionados:

19.10.2009 – Representação encaminhada pelo Projeto Criança e Consumo ao Ministério Público do Rio Grande do Sul 

Arquivamento do caso Zaffari pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul em 27.10.2009:

12_arquivamento_zaffari

 

Arquivos relacionados:

Compartilhar:

Conheça outros casos relacionados a esse tema

Listar todos os casos
Ir ao Topo