Logo Criança e Consumo

Unilever – Lifebuoy (outubro/2012)

Capa padrão atuação jurídica
Capa padrão atuação jurídica

Unilever – Lifebuoy (outubro/2012)

O Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, por meio de denúncia recebida, tomou conhecimento da realização de comunicação mercadológica dirigida a crianças relacionada com a promoção e comercialização do sabonete ‘Lifebuoy’, da Unilever Brasil Ltda.

Conforme constatado, as diversas estratégias adotadas pela empresa, como as publicidades comerciais veiculadas na televisão e internet, a inserção de merchandising na novela infantil ‘Carrossel’ e a associação com o projeto ‘Galinha Pintadinha’, com foco em crianças de 0 a 6 anos, são dirigidas diretamente a crianças, o que é comprovado pelo fato de estarem mescladas ao conteúdo destinado ao seu entretenimento ou se associarem a personagens do universo infantil.

Com essas estratégias, a empresa afronta os direitos de proteção integral da criança – atacando suas vulnerabilidades, sua hipossuficiência presumida e sua integridade moral, pois propaga valores distorcidos, como consumismo excessivo e valorização do ter em detrimento do ser, e viola a legislação em vigor que proíbe a publicidade que se aproveita da deficiência de julgamento e inexperiência da criança.

Em razão da comprovação de tantas abusividades, o Instituto Alana, por meio do Projeto Criança e Consumo, em 04.10.2012, encaminhou notificação à empresa Unilever Brasil Ltda. para relatar a ilegalidade da estratégia publicitária utilizada e requerer a cessação da comunicação mercadológica em questão.

Não houve resposta da empresa. Seguimos acompanhando o caso.

Arquivo relacionado:

4.10.2012 – Notificação encaminhada à Unilever Brasil Ltda. 

Arquivos relacionados:

Compartilhar:

Conheça outros casos relacionados a esse tema

Listar todos os casos
Ir ao Topo