Logo Criança e Consumo

Unilever – Carreta da Nutrição (agosto/2015)

Capa padrão atuação jurídica
Capa padrão atuação jurídica

Unilever – Carreta da Nutrição (agosto/2015)

O Projeto Criança e Consumo, por meio de denúncia enviada por e-mail contatou a realização de constatou prática de publicidade abusiva, consistente no desenvolvimento de estratégias de comunicação mercadológica direcionadas diretamente a crianças, realizada pela empresa Unilever, para a promoção de seus produtos da linhas de bebidas de soja Ades  e maioneses Hellmann’s .

A Carreta da Nutrição é um caminhão de 22 metros de comprimento e 10 metros de largura, com duas cozinhas equipadas e capacidade para 72 pessoas sentadas. Por meio da carreta, há a divulgação do Programa Meu Prato Saudável, e cada edição conta com parcerias com diferentes empresas.

A edição da Carreta da Nutrição denunciada, segundo apurado, contou com a parceria do Unilever Health Institute, Hellman’s e Ades com o programa Meu Pratinho Saudável  e sua realização coincidiu com as datas de celebração do Dia das Crianças de 2014.

Conforme informações obtidas na internet, a Carreta da Nutrição com ações dirigidas às crianças visitou as cidades do Rio de Janeiro (Cidade de Deus), nos dias 13.10.2014 e 14.10.2014, São Paulo (Paraisópolis), nos dias 16.10.2014 e 17.10.2014, e Itapetininga, nos dias 20.10.2014 e 21.10.2014, e teria como objetivo “oferecer informações para o combate à obesidade infantil, por meio da metodologia do programa Meu Pratinho Saudável”.

No entanto, a atividade contou com logotipos da Unilever e de seus produtos estampados ao longo de toda a sua decoração, a distribuição de kits ao final das atividades e o aprendizado e degustação de receitas que fazem uso da maionese Hellmann’s e do suco Ades, fazendo com que as crianças participantes permanecessem constantemente expostas às marcas Hellman’s e Ades da Unilever.

Diante das informações coletadas, o Projeto Criança e Consumo compreendeu que, apesar de a Carreta da Nutrição se propor a ser uma ação educativa, com o objetivo de combater a obesidade infantil, toda a ação descrita se caracterizou como estratégia publicitária que atingiu diretamente as crianças, em razão das inúmeras referências à marca Unilever e seus produtos.

Por conta disso, em 11.8.2015, o Instituto Alana, por meio de seu Projeto Criança e Consumo, enviou carta ao Instituto do Coração (Incor), Hospital das Clínicas e à empresa LatinMed, com o objetivo de sugerir que tais atividades, quando direcionadas às crianças, sejam desenvolvidas sem a associação com marcas e produtos.

Nos dias 21.9.2015 e 7.10.2015, o Projeto Criança e Consumo realizou reuniões com a Latinmed e representantes do Hospital das Clínicas, em que o projeto apresentou suas preocupações, que serão consideradas pelas instituições em futuras ações que envolvam o tema da educação alimentar.

 

Arquivos relacionados:

11.8.2015 – Carta enviada pelo Projeto Criança e Consumo ao Incor, Hospital das Clínicas e LatinMed 

Arquivos relacionados:

Compartilhar:

Conheça outros casos relacionados a esse tema

Listar todos os casos
Ir ao Topo