Logo Criança e Consumo

Schincariol – ‘Toda família tem um moleque muito folgado’ (novembro/2008)

Capa padrão atuação jurídica
Capa padrão atuação jurídica

Schincariol – ‘Toda família tem um moleque muito folgado’ (novembro/2008)

A empresa Primo Schincariol Ind. de Cervejas e Refrigerantes Ltda. (“Schincariol”) lançou campanha publicitária veiculada pela mídia televisiva para a promoção dos refrigerantes “Schin”. A mensagem publicitária inicia-se com a afirmação do narrador: “Toda família tem um moleque muito folgado”. O vídeo mostra um menino que está em seu quarto, jogando vídeo-game enquanto a mãe, na cozinha, lê uma revista e toma um refrigerante “Nova Schin”. A publicidade se desenvolve com a conversa entre mãe e filho em que são mostrados valores distorcidos e há nitidamente uma inversão hierárquica com relação aos papéis familiares tradicionais. Ao final da publicidade aparecem garrafas do refrigerante “Nova Schin” e vozes ao fundo cantam: “Toda família tem refrigerante Schin”.

Ante a constatação de abusividades no filme publicitário, o Instituto Alana, por meio do Projeto Criança e Consumo, encaminhou, em 17.11.2008 denúncia ao CONAR em face da empresa Primo Schincariol Ind. de Cervejas e Refrigerantes Ltda. (“Schincariol). Em 27.11.2008 a Empresa Primo Schincariol Ind. de Cervejas e Refrigerantes Ltda. (“Schincariol”) apresentou defesa. Conforme comunicado datado de 19.1.2009 não foi permitido ao Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana divulgar o conteúdo das manifestações dos advogados de defesa da empresa Primo Schincariol Ind. de Cervejas e Refrigerantes Ltda., no caso em questão.

O CONAR, após análise realizada em seu Conselho de Ética em 12.2.2009, recomendou a sustação da peça publicitária por entender que o Código de Auto Regulamentação foi descumprido. Entretanto, a organização voltou atrás nessa recomendação ao arquivá-la em 25.06.2009, em segunda análise solicitada pela Schincariol.

Arquivos relacionados:

17.11.2008 – Denúncia encaminhada pelo Projeto Criança e Consumo ao CONAR 

27.1.2009 – Recomendação de Sustação – CONAR 

25.6.2009 – Arquivamento – CONAR 

Arquivos relacionados:

Compartilhar:

Conheça outros casos relacionados a esse tema

Listar todos os casos
Ir ao Topo