Logo Criança e Consumo

Mattel – Hot Wheels / Propaganda ‘Crashers’ (julho/2008)

Capa padrão atuação jurídica
Capa padrão atuação jurídica

Mattel – Hot Wheels / Propaganda ‘Crashers’ (julho/2008)

Em 6.7.2008, a equipe do Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana recebeu uma denúncia referente ao filme publicitário dos carrinhos de brinquedo Hot Wheels “crashers campo de batalha”. Após análise, constataram-se irregularidades e a necessidade de que tais fossem denunciadas às autoridades competentes.

No comercial, a diversão incitada é chocar carros uns contra os outros, e diz-se vencedor da brincadeira “quem jogar o outro carro para fora da pista.” Ao final, um menino visualmente jovem diz, com agressividade: “vai encarar?”. Há referência ao site de Hot Wheels, no qual jogos eletrônicos e brincadeiras sugerem a aquisição de produtos Hot Wheels. A página da internet se revelou, então, um instrumento para a promoção de vendas, e não para entretenimento infantil.

Diante de visível estímulo à violência e ao desrespeito às regras de trânsito, bem como outras condutas abusivas constatadas, o Instituto Alana, por meio do Projeto Criança e Consumo, em 28.7.2008 promoveu denúncia perante o CONAR, denunciando o comercial televisivo e o site, que se dirigem eminentemente ao público infantil e incitam a violência e o desrespeito às regras sociais. O Conselho, em despacho, decidiu por recomendar a sustação do comercial e do site de internet.

Arquivos Relacionados:

28.7.2008 – Denúncia encaminhada pelo Projeto Criança e Consumo ao CONAR

4.8.2008 – Despacho do CONAR recomendando a sustação do comercial 

Parecer Psicológico – Maria Helena Masquetti

 

Arquivos relacionados:

Compartilhar:

Conheça outros casos relacionados a esse tema

Listar todos os casos
Ir ao Topo