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Global Box, Bauducco, Colgate-Palmolive, Daquiprafora, Hershey’s e Starpoint – Armários Escolares (janeiro/2014)

Capa padrão atuação jurídica
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Global Box, Bauducco, Colgate-Palmolive, Daquiprafora, Hershey’s e Starpoint – Armários Escolares (janeiro/2014)

O Instituto Alana, por meio de denúncia recebida via Facebook no dia 15.1.2014, constatou a existência de comunicação mercadológica direcionada ao público infantil realizada pelas empresas Pandurata Alimentos Ltda (Bauducco), Colgate-Palmolive Indústria e Comércio Ltda., Daquiprafora Intercâmbio e Turismo, Hershey’s do Brasil, Starpoint Surf Shop em parceria com a Global Box Locação de Armários Pessoais.

A estratégia tinha como público alvo direto 15 mil crianças e adolescentes alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de 220 escolas da capital e do interior do estado de São Paulo. A ação consistia na distribuição de kits contendo produtos, vale-compras e vouchers de desconto de cada anunciante.

Os materiais de divulgação foram colocados dentro dos armários escolares dos alunos, para que os encontrassem no dia da volta às aulas, e sua distribuição tinha como principal função a promoção das empresas patrocinadoras, a criação de uma relação afetiva das crianças com as marcas, fidelizar o público alvo e torna-lo promotor de vendas, através da transmissão de uma mensagem mercadológica em ambientes escolares.

Em razão do direcionamento de comunicação mercadológica ao público infantil, do uso da criança como promotora de vendas e da realização de publicidade em ambientes escolares, o Instituto Alana, por meio de seu Projeto Criança e Consumo, notificou em 27.1.2014 as empresas participantes. Aguarda-se a resposta das empresas.

Em 12.3.2014, a empresa Safety Box Locação de Armários Ltda (“Global Box”) enviou resposta à notificação afirmando que não houve intenção de promover uma “estratégia de comunicação mercadológica” em desrespeito aos direitos das crianças e permanecendo à disposição para posterior discussão do tema com o Instituto Alana.

Seguimos acompanhando o caso.

Arquivo Relacionado:

27.1.2014 – Notificação enviada às empresas

12.3.2014 – Resposta encaminhada pela empresa Global Box ao Projeto Criança e Consumo

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