No âmbito de sua atuação institucional, o Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana identificou a veiculação de comunicação mercadológica dirigida ao público infantil pela empresa Coca-Cola Indústrias Ltda. (Coca-Cola) no jogo de tabuleiro ‘Mon opoly Império’, da empresa de brinquedos Hasbro.
No jogo, participantes a partir de oito anos de idade objetivam “comprar marcas e empresas ao invés de imóveis para completar sua torre e construir seu império”. A ideia é “conquistar as maiores marcas do mundo”, dentre elas a Coca-Cola.
A inserção do logotipo da empresa de bebidas no tabuleiro foi considerada exemplo de comunicação mercadológica abusiva dirigida à criança pelo Projeto Criança e Consumo, que notificou a Coca-Cola em 16.12.2013 solicitando informações sobre o caso e o fim de práticas de marketing que desrespeitem os direitos da criança.
Até o momento não há resposta da empresa. Continuamos acompanhando o caso
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16.12.2013 – Notificação enviada à Coca Cola
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