Logo Criança e Consumo

Cencosud e Kellogg’s – Apologia ao uso de armas de fogo em publicidade infantil (09/2021)

Capa padrão atuação jurídica
Capa padrão atuação jurídica

Cencosud e Kellogg’s – Apologia ao uso de armas de fogo em publicidade infantil (09/2021)

O Instituto Alana, por meio do programa Criança e Consumo, recebeu denúncia em suas redes sociais sobre a representação gráfica do mascote adotado pela empresa Kellogg’s, com forte apelo ao público infantil, portando uma arma de fogo.

A conduta consistiu na colocação de um simulacro de arma de fogo de alto calibre, junto da bandeira do Brasil, nas mãos do mascote, ao lado da gôndola de produtos da marca Kellogg’s, em uma das unidades de supermercado da rede Cencosud.

Ao assim agir, a unidade direcionou ao público infantil publicidade  associada a apologia a armas de fogo, o que desrespeita uma série de dispositivos legais, como o Estatuto da Criança e do Adolescente e o próprio Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária do CONAR.

Diante disso, o Criança e Consumo enviou notificação às empresas Cencosud e Kellogg’s para que tomem as providências cabíveis.  

Em 23.9.2021 a rede de mercados Cencosud enviou resposta ao programa destacando seu repúdio a apologia à violência e que a ação não tinha validação da rede, tendo ocorrido a imediata interrupção da ação após apuração do fato.

O Criança e Consumo segue acompanhando os desdobramentos do caso.

Arquivo Relacionado:

21.9.2021 – Notificação enviada pelo Projeto Criança e Consumo à rede Cencosud

23.9.2021- Resposta Cencosud ao Instituto Alana

Arquivos relacionados:

Compartilhar:

Conheça outros casos relacionados a esse tema

Listar todos os casos
Ir ao Topo