Logo Criança e Consumo

Cartoon Network – Ben 10 e Meninas Superpoderosas (maio/2009)

Capa padrão atuação jurídica
Capa padrão atuação jurídica

Cartoon Network – Ben 10 e Meninas Superpoderosas (maio/2009)

Em 25.3.2009 a equipe do Projeto Criança e Consumo recebeu, por meio eletrônico, denúncia na qual uma mãe demonstrava preocupação quanto à veiculação, pela emissora de televisão Cartoon Network (que transmite conteúdo destinado ao público infantil) de campanha publicitária referente a produtos licenciados dos próprios desenhos animados produzidos pela emissora — como As Meninas Superpoderosas e Ben 10 — e que também estaria transmitindo valores distorcidos às crianças.

Ao se ter ciência do supracitado comercial, pôde-se constatar que Cartoon Network utilizou estratégia publicitária abusiva e inadequada, incitando o desenvolvimento de condutas questionáveis e aproveitando o apelo que têm os protagonistas de desenho animado perante o público infantil para estimular vendas de produtos, como brinquedos e roupas com personagens licenciados.

Diante de campanha tão abusiva, o Instituto Alana, por meio do Projeto Criança e Consumo, encaminhou em 18.5.2009 Representação ao Ministério Público Federal, relatando as ilegalidades cometidas. O órgão promoveu o arquivamento do caso em 29.10.2009.

Arquivos Relacionados:

14.5.2009 – Representação encaminhada pelo Projeto Criança e Consumo ao Ministério Público Federal 

19.5.2009 – Ofício encaminhado pelo Ministério Público Federal ao Projeto Criança e Consumo 

29.20.2009 – Promoção de Arquivamento encaminhada pelo Ministério Público Federal ao Projeto Criança e Consumo  

 

Arquivos relacionados:

Compartilhar:

Conheça outros casos relacionados a esse tema

Listar todos os casos
Ir ao Topo