O Banco Caixa Econômica Federal, com o objetivo de divulgar seu plano de poupança, realizou comunicação mercadológica dirigida às crianças, por meio de uma linha de oito personagens infantis (monstros).
No contexto da campanha, a Caixa desenvolveu um site denominado ‘Mundo dos Poupançudos’, o qual se constitui em verdadeira publicidade abusiva e ilegal, posto que realiza publicidade clandestina, na medida em que as crianças não percebem tratar-se de apelo comercial e acreditam estar apenas brincando no site; utiliza-se da credulidade infantil, transformando-as em verdadeiras promotoras de vendas; e possibilita um contínuo processo de fidelização de marca.
Em razão da constatação de tantas abusividades, o Instituto Alana, por meio do Projeto Criança e Consumo, em 17.12.2008 enviou representação ao Ministério Público de São Paulo – Promotoria de Justiça do Consumidor. O órgão promoveu arquivamento do caso em 29.07.2009.
Arquivos relacionados:
3.11.2008 – Notificação encaminhada pelo Projeto Criança e Consumo à empresa Caixa Econômica Federal
Arquivos relacionados:
Compartilhar: