Logo Criança e Consumo

McDonald’s – Publicidade em ambiente escolar (fevereiro/2011)

Capa padrão atuação jurídica
Capa padrão atuação jurídica

McDonald’s – Publicidade em ambiente escolar (fevereiro/2011)

No dia 6.10.2011, foi encaminhada denúncia ao site do Projeto Criança e Consumo referente a desenvolvimento de ação de marketing da rede de fast-food ‘Mc Donald’s’ nas dependências de uma escola infantil do município de São Paulo.

Na mensagem, consta que teria ocorrido show do palhaço ‘Ronald Mc Donald’ no dia 13 de Outubro de 2010, dentro da escola, em comemoração ao Dia das Crianças. O evento fora alegadamente divulgado por meio de folders distribuídos aos pais e alunos do estabelecimento de ensino.

No mesmo sentido foi recebida pelo Projeto Criança e Consumo outra denúncia referente ao desenvolvimento de ação de marketing da mesma rede de fast-food (Mc Donald’s) em ambiente escolar, nesta ocasião uma peça teatral desenvolvida pelo palhaço ‘Ronald Mc Donald’ no dia 15 de Março de 2011.

Tendo em vista as implicações negativas tanto da publicidade dirigida às crianças de maneira geral, quanto particularmente do marketing nas escolas, o Projeto Criança e Consumo enviou carta institucional à empresa questionando-lhe sobre a ocorrência deste tipo de ação de marketing, bem como sobre sua política institucional a respeito da publicidade dirigida a crianças, particularmente no ambiente escolar. No momento aguarda-se resposta da empresa.

Também foram encaminhadas cartas institucionais aos estabelecimentos de ensino, alertando para os males decorrentes da mercantilização da infância, bem como para os riscos de serem autorizadas ações de marketing em ambiente escolar. Na oportunidade, foram encaminhados materiais e a equipe do Projeto Criança e Consumo colocou-se à disposição para a realização de encontro presencial para melhor apresentação de seus trabalhos.

Seguimos acompanhando o caso.

Arquivos relacionados:

14.2.2011 – Carta Institucional enviada pelo Projeto Criança e Consumo à empresa Arcos Dourados Comércio de Alimentos Ltda.

14.2.2011 – Carta Institucional enviada pelo Projeto Criança e Consumo  à escola Proben

20.4.2011 – Carta Institucional enviada pelo Projeto Criança e Consumo à Escola creche Pimpolho

Arquivos relacionados:

Compartilhar:

Conheça outros casos relacionados a esse tema

Listar todos os casos
Ir ao Topo