Logo Criança e Consumo

Seminário Internacional Alimentação Hoje – Entre Carências e Excessos

Seminário Internacional Alimentação Hoje – Entre Carências e Excessos

Em comemoração aos 20 anos de trabalho do Mesa Brasil, o Sesc realiza o Seminário Internacional que acontece entre 28 a 30 de outubro no Sesc Belenzinho.

A alimentação, questão fundamental para a humanidade ao longo da História, tornou-se um tema contemporâneo de grande complexidade. As dimensões político-econômicas, científicas e culturais fazem parte desse tema e compõem o conceito ampliado de segurança alimentar. Essa pluralidade de aspectos ajudou a transformar o alimento num signo sobre o qual se depositam as mais diversas visões, geralmente na forma de polaridades.

A proposta desse seminário é debater as imagens atuais da alimentação, a partir das visões advindas da ciência, do jornalismo especializado, da publicidade, dos movimentos sociais, dos estudos culturais, entre outros. O confronto destas várias visões poderá explicitar as contradições e dilemas envolvidos nesse campo da ação humana, ao mesmo tempo tão próximo e tão desconhecido dos indivíduos.

Na quarta-feira (29) , haverá um debate sobre Publicidade e Consumo na Alimentação, das 14h30 às 16h, com Ana Paula Bortoletto, pesquisadora em alimentos do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor e pesquisadora colaboradora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde pela Universidade de São Paulo, Ekaterine Karageorgiadis, advogada nos projetos Criança e Consumo e Prioridade Absoluta, do Instituto Alana,  e Helena Maria Afonso Jacob, docente da Faculdade Casper Líbero e do Centro Universitário Fecap. Assim como outros hábitos, a alimentação contemporânea transformou-se em objeto de consumo, sofrendo grande influência da publicidade. O intuito desse debate é explicitar as relações entre o consumo alimentar e os padrões sugeridos pelos modismos, salientando as causas e possíveis consequências dessas conexões.

Confira a programação completa do seminário aqui.

Inscrições podem ser feitas nas Centrais de Atendimento das Unidades do Sesc em São Paulo ou pelo link.

De 28 a 30/10/2014
Horário: das 10h às 18h30
Local: Sesc Belenzinho
Endereço: R. Padre Adelino, 1.000 – Belenzinho – São Paulo /SP
Para mais informações sobre o Seminário, clique aqui.

Fonte: Sesc

Publicado em: 28 de outubro de 2014

Notícias relacionadas

Listar todas as notícias

Ir ao Topo