Logo Criança e Consumo

Curso Mamãe eu quero! – O consumismo infantil

Curso Mamãe eu quero! – O consumismo infantil

O consumismo é uma marca do estilo de vida contemporâneo. E as crianças, mais vulneráveis que os adultos aos apelos de mercado, acabam sofrendo cada vez mais cedo as graves consequências do consumismo: obesidade infantil, erotização precoce, diminuição do brincar, afastamento da natureza, banalização da violência, entre outras.

Ciente da importância de reverter esse quadro, o pediatra Daniel Becker organizou o curso Mamãe eu quero! – O consumismo infantil, que aconteceu na Casa do Saber, unidade Rio de Janeiro, em três encontros a partir do dia 3 de abril de 2014. Um dos especialistas convidados foi Lais Fontenelle Pereira, que durante seis anos foi coordenadora de Educação e Pesquisa do Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana, e hoje é consultora do Instituto. No encontro do dia 10, Laís falou sobre as frentes de regulação e educação para a reversão do consumismo na infância, palestra na qual também abordou o tema da educação estética e crítica, para que os pequenos sejam consumidores mais conscientes, além da importância do brincar.

Laís é mestra em Psicologia Clínica pela PUC-RJ e atuou na área de Educação Infantil no eixo Rio-São Paulo por mais de nove anos, além de ter realizado atendimento terapêutico em crianças com dificuldade de aprendizagem.

Outros temas foram “Infância na modernidade” (ministrado pelo organizador do curso e pediatra Daniel Becker, dia 3), e “Uma discussão sobre consumismo, meio ambiente e sustentabilidade” (ministrado pelo jornalista e parceiro do Alana André Trigueiro, dia 17). Trigueiro é repórter do Jornal Nacional e colunista do Jornal da Globo, veículo no qual apresenta o quadro “Sustentável”. Também é editor-chefe do programa Cidades e Soluções, da Globo News e comentarista da rádio CBN. Becker é médico pediatra e sanitarista, pioneiro na Pediatria Integral no Brasil, voltada para o desenvolvimento pleno da criança e ao bemestar familiar. Trabalhou com a organização Médicos sem Fronteiras na Tailândia (1988) e é colaborador da OMS e do Unicef, além de palestrante e consultor de diversas fundações e empresas nas áreas de saúde e sustentabilidade.

Mais informações em http://rj.casadosaber.com.br/cursos/mamae-eu-quero-o-consumismo-infantil/mais-informacoes

Publicado em: 3 de abril de 2014

Notícias relacionadas

Listar todas as notícias

Ir ao Topo