Sobre
Autoria
Criança e ConsumoAno
2020Idioma
Português do BrasilO ano de 2020 demandou significativas adaptações de comportamentos e atitudes cotidianas a toda a sociedade, após a declaração da pandemia da covid-19 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no mês de março. Entre as mudanças observadas, estão também hábitos de consumo, tanto de produtos e serviços quanto de mídia e entretenimento. Neste ano, o público brasileiro passou mais tempo em frente à TV e, também, assistiu a mais vídeos on-line via serviços de streaming
O aumento do uso de internet e dispositivos móveis também pode ser observado no público brasileiro infantil. No entanto, esse crescimento não foi suficiente para substituir por completo o hábito de crianças assistirem à televisão. Pelo contrário, os canais da TV por assinatura dedicados exclusivamente à programação infantil seguem sendo muito consumidos. Inclusive, 2 dos 5 canais pagos com maior audiência no Brasil, em 2020, são infantis.
Também houve um aumento do tempo que crianças passaram assistindo à TV acompanhadas5. E, embora as medidas de isolamento físico impostas pela pandemia da covid-19 possam ajudar a compreender o aumento do uso de telas por crianças neste ano, a crescente audiência infantil na TV por assinatura vem sendo observada há mais tempo. Em 2018, crianças já representavam o público que mais passava tempo diante da televisão paga no Brasil, com estimativa média de quatro horas por dia gastas nessa atividade