Logo Criança e Consumo

Consulta participativa sobre os usos de telas por crianças e adolescentes

Sobre

A “Consulta participativa sobre os usos de telas por crianças e adolescentes” reuniu percepções, experiências e recomendações de crianças, adolescentes, educadores e familiares sobre os impactos do uso de dispositivos digitais. A iniciativa também reforça a importância de garantir o direito à participação dos públicos mais novos na formulação de políticas públicas. Coordenada pelo Instituto Alana, em parceria com a Secretaria de Políticas Digitais da Secom-PR e com apoio do Programa de Acesso Digital da Embaixada do Reino Unido no Brasil, a escuta orientou a elaboração da publicação “Crianças, adolescentes e telas: Guia sobre usos de dispositivos digitais”, lançada pelo governo federal.

Autoria

Instituto Alana

Ano

2025

Idioma

Português do Brasil

A escuta revelou que, apesar da diversidade de contextos, jovens têm consciência dos efeitos das tecnologias em suas vidas e propõem caminhos para um uso mais equilibrado e seguro. Entre os temas mais mencionados estão: ansiedade, distúrbios do sono, perda de vínculos familiares, cansaço mental, exposição a conteúdos inadequados e ausência de espaços públicos de lazer.

As vozes participantes foram sistematizadas em dois documentos complementares:

A iniciativa reforça que proteger crianças e adolescentes no ambiente digital não significa afastá-los das tecnologias, mas criar condições para que possam fazer uso delas de forma saudável, crítica e segura. Escutar mais e julgar menos é o primeiro passo para um ambiente digital mais justo, inclusivo e intergeracional.

Compartilhar:

Conheça outras publicações

Listar todas as publicações
Ir ao Topo