Logo Criança e Consumo

Crianças, Adolescentes e Telas: Guia sobre Uso de Dispositivos Digitais

Sobre

O Governo Federal lançou o guia "Crianças, Adolescentes e Telas: Uso de Dispositivos Digitais", um material essencial para orientar famílias, educadores e profissionais sobre o uso equilibrado das telas na infância e adolescência. Com a colaboração do Instituto Alana e diversos especialistas, o material apresenta recomendações e boas práticas para um uso mais responsável dos dispositivos digitais, destacando seus impactos na saúde mental e na segurança online de crianças e adolescentes.

Autoria

Coordenação - Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR)

Ano

2025

Idioma

Português do Brasil

O crescimento do acesso de crianças e adolescentes à internet levanta preocupações sobre seus impactos no desenvolvimento, na saúde mental e na segurança digital. Diante desse cenário, o Governo Federal, por meio da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR), lançou o guia Crianças, Adolescentes e Telas: Uso de Dispositivos Digitais.

O material foi desenvolvido com base em um processo colaborativo, no qual o Instituto Alana coordenou escutas participativas que envolveram mais de 100 participantes, entre crianças, adolescentes, pais, mães, responsáveis e educadores. Foram realizados 12 encontros em 43 cidades brasileiras, garantindo uma abordagem que considera diferentes realidades e desafios enfrentados pelas famílias.

O documento apresenta recomendações práticas para um uso equilibrado das telas, abordando a idade recomendada para introdução dos dispositivos, a importância do acompanhamento parental, estratégias de segurança digital, os impactos na saúde mental e boas práticas para empresas e plataformas digitais. Além disso, representa um avanço fundamental para garantir que crianças e adolescentes tenham uma relação saudável com a tecnologia, equilibrando aprendizado, segurança e bem-estar.

Compartilhar:

Conheça outras publicações

Listar todas as publicações
Ir ao Topo