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Apropriação por Crianças da Publicidade em Canais de Youtubers Brasileiros: a promoção do consumo no YouTube através da Publicidade de Experiência

Sobre

Tese de doutorado que busca entender como as crianças brasileiras interagem e consomem com a comunicação mercadológica em vídeos no YouTube. A pergunta da tese, "como as crianças de dez e 11 anos de Porto Alegre se apropriam dos diferentes tipos de publicidade feitos por YouTubers brasileiros?", é respondida a partir da análise do comportamento dessas crianças na plataforma de vídeo, e como respondem aos diferentes modelos de publicidade, tendo criado uma relação de afetividade e de confiança com os criadores desse conteúdo, os youtubers.

Autoria

Maria Clara Sidou Monteiro

Ano

2018

Idioma

Português do Brasil

As crianças são consideradas “nativas digitais”, ou seja, já nascem no contexto digital e falam naturalmente a linguagem do smartphone, dos tablets e do computador de mesa/portátil. Portanto, elas estão supostamente familiarizadas com os conteúdos dispostos na Internet, em especial, nas redes sociais digitais como o YouTube, sendo este também uma plataforma de compartilhamento de vídeos e um dos sites mais populares no mundo.

 

Com a expansão do YouTube, os produtores e consumidores midiáticos se popularizam com a produção de vídeos, sendo considerados YouTubers. Estes não somente fazem e publicam vídeos, mas também promovem nos seus canais produtos e marcas para os seus seguidores, inclusive crianças. Diante disso, nossa pergunta de pesquisa: como as crianças de dez e 11 anos de Porto Alegre se apropriam dos diferentes tipos de publicidade feitos por YouTubers brasileiros?

 

Toda a trajetória desta tese está envolvida com o nosso objetivo geral, que é, compreender o consumo de publicidade feito pelas crianças relacionado aos vídeos de YouTubers. A metodologia é qualitativa, englobando como técnica de coleta, entrevistas semiestruturadas com 15 crianças em duas escolas públicas de Porto Alegre. Em termos gerais, identificamos que as crianças têm diferentes interesses por vídeos no YouTube como brinquedos, jogos, música e futebol. Elas também apresentam diferentes níveis de competências para usos dos dispositivos como smartphone e computador para o acesso ao YouTube, porém sem o olhar crítico sobre o funcionamento da plataforma.

 

Além disso, os formatos de publicidade no YouTube incomodam às crianças, enquanto que os vídeos dos YouTubers representam a publicidade de experiência, ou seja, elas consomem os produtos através da experiência desses prosumers mostrada nos seus canais e isso gera o desejo de compra. Assim, concluímos que os vídeos dos YouTubers são persuasivos para as crianças, pois existe uma relação de afetividade e confiança nesses produtores de conteúdo, proporcionando uma publicidade mesclada com o entretenimento.

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