Seção principal do site.

Biblioteca

Publicidade Infantil na TV Paga – Monitoramento 2020

Entre janeiro e dezembro de 2020, a equipe do programa Criança e Consumo monitorou 4 canais da TV paga: Cartoon Network, Nickelodeon, Discovery Kids e Gloob....

Comentário Geral N. 25 sobre direitos da criança em relação ao ambiente digital

O documento detalha como a Convenção sobre os Direitos da Criança, tratado de direitos humanos mais ratificado em todo o mundo (com mais de 190 Estados...

O direito das crianças à privacidade

Contribuição conjunta para o relator especial sobre o direito à privacidade da ONU sobre obstáculos e agendas de proteção dos direito das crianças à privacidade e...

Internet com Responsa

Cartilha sobre cuidados e responsabilidades no uso da Internet por crianças e adolescentes, explicando diversos riscos como superexposição infantil, cyberbullying, discurso de ódio e outros.

Criança e adolescente na internet

Cartilha sobre como proceder diante da notícia de violações aos direitos humanos infantis na rede, explicando o que são direitos humanos, quais leis brasileiras protegem as...

A brincadeira e o brinquedo precisam de plástico?

Informativo sobre o papel da brincadeira e do brinquedo na infância, trazendo reflexões sobre a necessidade de brinquedos de plástico comercializados e indicando alternativas que favorecem o...

Obesidade em crianças e adolescentes: Uma responsabilidade compartilhada

Infográfico que apresenta dados sobre obesidade em crianças e adolescentes no Brasil, chamando atenção para a influência de fatores externos (ambientais, políticos, socioeconômicos e culturais). O...

Plasticized childhood – The impact of plastic toy advertising to children on their health and the environment

This report analyzes the correlation between advertising to children, the commercialization of toys in Brazil and its effects on the consumption and disposal of plastic, as...

A future for the world’s children?

This report explores how the health and wellbeing of children now and in the future depends on dealing with the climate emergency and the predatory commercial...

Classificação indicativa na publicidade virtual e televisiva destinada ao público infantil

Artigo que dispõe sobre a relevância da classificação indicativa como garantidor do respeito ao direito à prevenção especial da criança aplicada para ambientes nos quais se...

Apropriação por Crianças da Publicidade em Canais de Youtubers Brasileiros: a promoção do consumo no YouTube através da Publicidade de Experiência

Tese de doutorado que busca entender como as crianças brasileiras interagem e consomem com a comunicação mercadológica em vídeos no YouTube.

Liberdade de expressão comercial: autorregulamentação como estratégia corporativa do setor publicitário

O livro aborda a questão da autorregulamentação da publicidade no Brasil como uma estratégia comercial relacionada aos interesses do setor midiático. A autora defende, através de...

Crianças e smartphones no Brasil – Outubro de 2019

Pesquisa feita com 1580 pais de crianças entre 0 a 12 anos, que tenham acesso à internet e smartphones, que aborda o uso desses por seus...

Publicidade Infantil na TV Paga – Monitoramento 2019

Autor Programa Criança e Consumo Ano 2019 Descrição Entre janeiro e outubro de 2019, a equipe do programa Criança e Consumo monitorou 3 canais da TV...

Os efeitos do consumismo infantil na educação: Uma análise com foco no consumismo fomentado pelos “Youtubers Mirins”

Esse trabalho aborda a questão do consumismo fomentado na infância, especialmente pelos influenciadores digitais chamados de youtubers mirins. 

A atuação das ONGs de defesa do consumidor na promoção da alimentação saudável: um embate com a indústria de alimentos no Brasil

Autor Simone de Carvalho Soares Ano 2018 Descrição O artigo investiga como as ONGs de Defesa do Consumidor atuam no segmento da alimentação, e as estratégias...


Seção principal do site.

Advocacy

Biblioteca 

Últimas

Notícias

08 julho
08 julho
29 junho
24 junho
X