A empresa Unilever Brasil Ltda. (Unilever), com o objetivo de promover o lançamento de uma nova fórmula do produto Omo-Multiação Active Clean e incrementar suas vendas, lançou estratégia de comunicação mercadológica direcionada ao público infantil. O apelo principal a este público pode ser constatado no uso de um menino fantasiado de Homem Aranha, um personagem de desenhos em quadrinhos e de filmes com fama notória, como protagonista das peças publicitárias, as quais se constituem em comercial televisivo, anúncio em estações de metrô, dentre outros. Com isso, promove-se o interesse do público infantil por um produto que integra, tradicionalmente, o universo adulto, caracterizando-se claramente uma tentativa de abuso da vulnerabilidade infantil com o objetivo de promover vendas.
Em razão da constatação de tal abusividade, o Instituto Alana, por meio do Projeto Criança e Consumo, em 02.06.2008 encaminhou notificação à empresa para que cessasse com tal conduta. No dia 30 de julho de 2008 a Unilever respondeu à notificação do Projeto Criança e Consumo.
Arquivos relacionados:
2.6.2008 – Notificação encaminhada pelo Projeto Criança e Consumo à empresa Unilever Brasil Ltda.
30.7.2008 – Resposta da Unilever à notificação movida pelo Criança e Consumo
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