Taurus – Presença de logomarca em máscaras faciais distribuídas para professores da rede pública do Estado de São Paulo (outubro/2021)

Atuação do Criança e Consumo

 O programa Criança e Consumo tomou conhecimento sobre a distribuição de equipamentos de proteção individual (EPI), dentre eles protetores faciais, com o logotipo da marca Taurus, empresa especializada na fabricação de armas de fogo, a professores da rede pública do Estado de São Paulo.

A doação de mais de 240 mil unidades de máscaras pela empresa à Secretaria da Educação do Estado de São foi publicada no site do Governo de São Paulo.  

Em atenção aos problemas advindos do contato de crianças e adolescentes com marcas e estímulos comerciais relacionados a armas de fogo, o programa Criança e Consumo enviou representação ao Ministério Público de São Paulo expondo o acontecimento e a posição do programa quanto às consequências negativas para crianças e adolescentes.

A denúncia aponta que o espaço escolar não pode ser utilizado para inserção de marcas, ação que visa, de maneira implícita, explorar o prestígio e a credibilidade das instituições junto aos alunos.

Além disso, a vinculação de logomarca de empresa conhecida pela fabricação de armas de fogo em ambiente de expressão de autoridade como a sala de aula pode reforçar uma cultura belicista, com risco de que as crianças naturalizem a aquisição desse tipo de produto, disseminando valores opostos a uma educação de combate à violência e cultura de paz.

O Criança e Consumo segue acompanhando os desdobramentos do caso.

Arquivos relacionados:

Atuação do Criança e Consumo

05.10.2021 – Representação do Criança e Consumo enviada ao Ministério Público de São Paulo

X