Logo Criança e Consumo

TAM Linhas Aéreas – Site ‘TAM Kids’ (novembro/2011)

Capa padrão atuação jurídica
Capa padrão atuação jurídica

TAM Linhas Aéreas – Site ‘TAM Kids’ (novembro/2011)

No âmbito de sua atuação institucional, o Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, teve conhecimento do desenvolvimento da estratégia de comunicação mercadológica dirigida às crianças pela empresa TAM Linhas Aéreas S.A. por meio do site www.tamkids.com.br, que busca divulgar o segmento do programa ‘TAM fidelidade’ especialmente destinado ao público infantil.

Tendo em visa as abusividades cometidas em decorrência do direcionamento direto da referida estratégia às crianças, no dia 18.11.2011 foi encaminhada uma carta à empresa, por meio da qual o projeto Criança e Consumo apresenta suas atividades, relata dados sobre as consequências  da publicidade dirigida ao público infantil e solicita esclarecimentos a respeito dos fatos narrados.

Diante da ausência de resposta e da continuidade da realização da comunicação mercadológica mencionada, o Instituto Alana, por meio do Projeto Criança e Consumo, em 26.11.2012, encaminhou Notificação à empresa TAM Linhas Aéreas S.A. para relatar a ilegalidade da estratégia publicitária utilizada e requerer a cessação da comunicação mercadológica em questão.

Em 7.1.2013, a TAM apresentou resposta aos fatos narrados. A empresa alega que não existem ilegalidades e abusividades em sua comunicação mercadológica. Porém, para atender a notificação enviada à empresa, a TAM encomendou um parecer pedagógico e com base nele, comprometeu-se a realizar modificações no portal ‘TAM KIDS’.

 

Arquivos relacionados:

18.11.2011 – Carta enviada pelo Projeto Criança e Consumo para a TAM 

26.11.2012 – Notificação enviada pelo Projeto Criança e Consumo para a TAM 

7.1.2013 – Resposta da TAM enviada ao Projeto Criança e Consumo 

 

Arquivos relacionados:

Compartilhar:

Conheça outros casos relacionados a esse tema

Listar todos os casos
Ir ao Topo