Supermercados JB de Frutal – Anúncio de bebida alcoólica associado a elementos infantis

O Instituto Alana, por meio do programa Criança e Consumo, recebeu denúncia em seu site sobre a veiculação de representação de famoso personagem infantil consumindo bebida alcoólica, na página do Supermercado JB de Frutal.

A conduta consistiu em ação comercial, por meio de produção audiovisual, contendo promoções da unidade de supermercados. Em certo momento do vídeo, há a representação de um personagem de filme infantil consumindo uma lata de cerveja.  

A conduta do supermercado afronta diversos dispositivos legais, como o Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária do CONAR, que veda a inserção de elementos associados ao público infantil, ou que possa atraí-los, em anúncio de bebidas alcoólicas como a cerveja.

Diante disso, o Criança e Consumo enviou notificação à rede de supermercados para que retirem a publicação do ar no prazo de 10 dias.  

O Criança e Consumo segue acompanhando os desdobramentos do caso.

Arquivo Relacionado:

22.9.2021 – Notificação enviada pelo Projeto Criança e Consumo ao Supermercado JB de Frutal

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