Logo Criança e Consumo

Hyundai – Santa Fé (maio/2007)

Capa padrão atuação jurídica
Capa padrão atuação jurídica

Hyundai – Santa Fé (maio/2007)

A empresa automobilística Hyundai Caoa Brasil Ltda. promoveu comercial televisivo com um bebê dirigindo o carro denominado ‘Santa Fé’. Nele, a criança de fraldas pulava agilmente de seu berço, pegava a chave do carro e ia a um passeio. O bebê era mostrado com o braço para fora do carro, freando bruscamente e dando carona para uma bebê menina. Assim, entre outras abusividades, o comercial difundia a ideia de que em propriedade do carro e a direção “agressiva” seria possível a conquista de alguém do sexo oposto.

Já banido na Austrália, é um claro exemplo de publicidade abusiva, pois transmite valores distorcidos, estimula a criança, futuro adolescente, a colocar em risco a sua própria segurança, além de incitar transgressões à lei.

Por isso, o Instituto Alana, por meio do Projeto Criança e Consumo, ofereceu representação ao Ministério Público do Estado de São Paulo. No entanto, a Promotoria de Justiça do Consumidor optou pelo arquivamento do caso, em razão da informação proveniente da empresa anunciante no sentido de que já havia retirado o comercial de veiculação.

Arquivos relacionados:

11.5.2007 – Representação encaminhada pelo Projeto Criança e Consumo ao Ministério Público do Estado de São Paulo 

12.9.2007 – Promoção de Arquivamento do caso encaminhada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo 

Arquivos relacionados:

Compartilhar:

Conheça outros casos relacionados a esse tema

Listar todos os casos
Ir ao Topo