Logo Criança e Consumo

General Motors – ‘Chevrolet’ e a promoção ‘Cheetos com surpresa’ (julho/2009)

Capa padrão atuação jurídica
Capa padrão atuação jurídica

General Motors – ‘Chevrolet’ e a promoção ‘Cheetos com surpresa’ (julho/2009)

A General Motors do Brasil Ltda., no intuito de divulgar a marca ‘Chevrolet’, desenvolveu comunicação mercadológica dirigida ao público infantil ao se associar à marca de salgadinho ‘Cheetos’, da Pepsico do Brasil Ltda.. Trata-se da realização de uma promoção denominada ‘Cheetos com surpresa’, na qual o salgadinho vem atrelado a oito diferentes modelos de carros de brinquedo, sendo que os brinquedos somente podem ser adquiridos mediante a compra dos alimentos.

Ainda, como forma de se aproximar das crianças, a General Motors do Brasil Ltda. veiculou em diversas emissoras um comercial televisivo com atores mirins anunciando preços mais baixos devido à redução do Imposto sobre Produtos Industrializados, demonstrando um uso excessivo e exploratório da imagem infantil.

Ante a constatação de tantas abusividades, o Instituto Alana, por meio do Projeto Criança e Consumo, encaminhou em 1.7.2009 carta à General Motors do Brasil Ltda. explicitando a abusividade dessa prática e solicitando o apoio desta empresa no combate à mercantilização da infância. Não houve resposta da empresa.

Arquivo relacionado:

1.7.2009 – Carta encaminhada pelo Projeto Criança e Consumo à General Motors – Chevrolet 

 

 

Arquivos relacionados:

Compartilhar:

Conheça outros casos relacionados a esse tema

Listar todos os casos
Ir ao Topo