Logo Criança e Consumo

Estrela e Editora Caras – ‘Susi e Você, Estrelas de Revista’ (fevereiro/2013)

Capa padrão atuação jurídica
Capa padrão atuação jurídica

Estrela e Editora Caras – ‘Susi e Você, Estrelas de Revista’ (fevereiro/2013)

O Projeto Criança e Consumo constatou prática abusiva de direcionamento de publicidade ao público infantil referente à promoção ‘Susi e Você, Estrelas de Revista’, realizada pela parceria da Manufatura de Brinquedos Estrela S/A (‘Estrela’) e Editora Caras S.A. (‘Revista Caras’)

A promoção oferecia às meninas de até 15 anos a chance de aparecerem na sobrecapa da Revista Caras, por meio do sorteio de cupons que poderiam ser obtidos através da compra de bonecas Susi. Cada boneca comprada dava direito a 1 cupom, que, para ser validado, deveria ser cadastrado em site produzido exclusivamente para a ação, junto a outros dados da participante e seu responsável.

A divulgação foi realizada através do site mencionado, de artigo no site da Revista Caras e de comercial de televisão. O comercial mostrava uma menina sendo fotografada, mandando beijos e fazendo sucesso por estar na capa da Revista Caras. O narrador oferecia a chance da participante tornar-se famosa ao concorrer ao prêmio. Os anúncios nos sites possuíam o mesmo discurso, destacando a chance que a promoção oferecia de tornar uma menina uma estrela e realizar sonhos.

Verificou-se que toda a comunicação mercadológica atinge principalmente e diretamente o público infantil, já que o discurso, a linguagem e as imagens utilizadas são claramente apelativos às meninas público-alvo dessa ação, grande parte delas, crianças.

Em vista da hipervulnerabilidade e hipossuficiência das crianças, além do incentivo ao consumismo e à erotização precoce observada nos anúncios, considerou-se abusiva toda a publicidade da promoção ‘Susi e Você, Estrelas de Revista’.

Em 19.2.2013, o Projeto Criança e Consumo encaminhou notificação à Estrela e à Revista Caras, apresentando suas observações a respeito do desenvolvimento da campanha publicitária no que se refere ao direcionamento ao público infantil e solicitando a mudança das ilegalidades apontadas. No dia 18.3.2013, a Revista Caras encaminhou resposta ao Projeto Criança e Consumo. Seguimos analisando o caso.

Arquivos relacionados:
19.2.2013- Notificação enviada pelo Projeto Criança e Consumo à Estrela e à Editora Caras 

18.3.2013 – Resposta enviada pela Revista Caras ao Projeto Criança e Consumo

 

Arquivos relacionados:

Compartilhar:

Conheça outros casos relacionados a esse tema

Listar todos os casos
Ir ao Topo