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DTC – Linha de Produtos “Ultimate Fighter Championship” (UFC) (junho/2013)

Capa padrão atuação jurídica
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DTC – Linha de Produtos “Ultimate Fighter Championship” (UFC) (junho/2013)

Em agosto de 2012,o Instituto Alana, por meio de sua equipe do Projeto Criança e Consumo, tomou conhecimento, por meio de denúncia enviada por e-mail, da veiculação inadequada de comunicação mercadológica dirigida à criança inserida na linha de brinquedos UFC (Ultimate Fighter Championship) da empresa DTC.Segundo a denúncia, os brinquedos são destinados a crianças maiores de 3 anos e a linha é composta por bonecos de ação, um octógono (brinquedo que simula o local onde são realizadas as lutas) e um brinquedo que simula um cinturão de campeão. Foi constatado que além de fomentarem hábitos violentos, os brinquedos da linha UFC incentivam o consumismo, ao colocar a criança em contato com as marcas patrocinadoras do evento, inserindo o logo das mesmas nas roupas dos bonecos de ação e no octógono. Deste modo, a empresa notificada invade o território da infância ao expor a criança à publicidade no momento em que ela está mais receptiva e vulnerável, o momento do brincar, aproveitando-se de sua falta de raciocínio crítico e alta capacidade de absorção de informações.

Além desta linha de produtos, o Projeto Criança e Consumo, por meio de sua atuação institucional, verificou também a existência de outras comunicações mercadológicas dirigidas ao público infantil para a promoção de outros produtos da empresa como: ‘Mighty Beanz’, ‘Hello Kitty Chocolateria’, ‘Xshot’ e ‘Trashpac’. Nos filmes publicitários em questão foram constatadas a existência da disseminação de valores destorcidos, como hábitos violentos e a crença que a felicidade e a inserção no grupo só serão alcançadas por meio da aquisição destes produtos. Além disso, a comunicação mercadológica é abusiva por utilizar elementos fantasiosos e fantásticos ao utilizar animações e recursos gráficos, misturando fantasia e realidade, deste modo, muitas vezes a criança é induzida a erro por não entender corretamente quais são as características e qualidades dos produtos anunciados.

Em razão de tantas abusividades, o Instituto Alana, por meio do Projeto Criança e Consumo enviou uma notificação à empresa em 4.6.2013. Em 17.6.2013 foi recebida a resposta da DTC pelo Projeto Criança e Consumo.O Projeto Criança e Consumo segue analisando o caso.

O Projeto Criança e Consumo segue analisando o caso.

Arquivos Relacionados:

4.6.2013 – Notificação encaminhada pelo Instituto Alana à DTC 

17.6.2013 – Resposta encaminhada pela DTC ao Instituto Alana 

Comercial Xshot

Comercial Mighty Beanz

Comercial Hello Kitty

Comercial Alienz Invasion

Comercial Trash Pac

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