Logo Criança e Consumo

Colgate-Palmolive – Publicidade em ambiente escolar (abril/2011)

Capa padrão atuação jurídica
Capa padrão atuação jurídica

Colgate-Palmolive – Publicidade em ambiente escolar (abril/2011)

Em agosto de 2010, foi feita denúncia ao site do Projeto Criança e Consumo referente a desenvolvimento de ação de marketing da empresa Colgate Palmolive Indústria e Comércio Ltda. nas dependências de uma escola de ensino fundamental do município de São Paulo.

A atividade denunciada, ocorrida em Maio de 2010, teria correspondido a palestra sobre hábitos de higiene e distribuição gratuita de pastas e escovas dentais, bem como de panfletos da marca ‘Colgate’. Consta, ainda segundo o denunciante, que os pais dos alunos não foram consultados acerca da participação da empresa em atividade promocional e teoricamente educativa dentro do ambiente escolar, nem sobre a exposição das crianças à publicidade de ‘Colgate’.

Tendo em vista as implicações negativas tanto da publicidade dirigida às crianças de maneira geral, quanto particularmente do marketing nas escolas, o Projeto Criança em Consumo enviou carta institucional à empresa questionando-lhe sobre a ocorrência deste tipo de ação de marketing, bem como sobre sua política institucional a respeito da publicidade dirigida a crianças, principalmente em ambiente escolar. No momento aguarda-se resposta da empresa.

Também foi encaminhada carta institucional ao estabelecimento de ensino, alertando para os males decorrentes da mercantilização da infância, bem como para os riscos de serem autorizadas ações de marketing em ambiente escolar. Na oportunidade, foram encaminhados materiais e a equipe do Projeto Criança e Consumo colocou-se à disposição para a realização de encontro presencial para melhor apresentação de seus trabalhos.

Arquivos Relacionados:

12.4.2011 – Carta institucional enviada pelo Projeto Criança e Consumo à empresa Colgate Palmolive Indústria e Comércio Ltda. 

19.4.2011 – Carta institucional enviada pelo projeto Criança e Consumo à escola 

Arquivos relacionados:

Compartilhar:

Conheça outros casos relacionados a esse tema

Listar todos os casos
Ir ao Topo