Logo Criança e Consumo

Ceras Johnson – Pato Gel Adesivo (maio/2012)

Capa padrão atuação jurídica
Capa padrão atuação jurídica

Ceras Johnson – Pato Gel Adesivo (maio/2012)

No mês de abril de 2012, o Projeto Criança e Consumo recebeu denúncia, via microblog Twitter No mês de abril de 2012, o Projeto Criança e Consumo recebeu denúncia, via microblog Twitter (@criancaeconsumo), relativa à veiculação do comercial televisivo que anuncia o produto de limpeza ‘Pato Gel Adesivo’, no canal de conteúdo infantil Discovery Kids.

No comercial, observam-se diversas estratégias de apelo à atenção das crianças, como o uso do formato de animação e de vinheta associada aos temas de filmes de ação, e, ainda, a apresentação de uma mascote – um pato – com expressões humanas, que faz alusão ao nome da marca. Estratégias que se tornam ainda mais graves pelo meio de comunicação utilizado para veiculação do comercial: um canal infantil.

Constatada a abusividade da publicidade, que se aproveita do apelo que têm o mundo imaginário e a linguagem da fantasia perante o público infantil, para promoção do saneante, o que pode acarretar danos à saúde das crianças, por aproximá-las ao universo dos produtos de limpeza, o Projeto Criança e Consumo encaminhou notificação à empresa Ceras Johnson Ltda., fabricante do “Pato Gel Adesivo”, no dia 16.5.2012.

A Ceras Johnson Ltda. enviou resposta à notificação do Projeto Criança e Consumo, recebida em 14.6.2012. Em vista da resposta, o Projeto Criança e Consumo arquivou o caso.

Arquivos Relacionados:

15.5.2012 – Notificação encaminhada pelo Projeto Criança e Consumo à Ceras Johnson Ltda. 

25.5.2012 – Resposta da Ceras Johnson Ltda. 

Arquivos relacionados:

Compartilhar:

Conheça outros casos relacionados a esse tema

Listar todos os casos
Ir ao Topo