Logo Criança e Consumo

Cartoon Network – Produtos ‘Ben 10’ (fevereiro/2010)

Capa padrão atuação jurídica
Capa padrão atuação jurídica

Cartoon Network – Produtos ‘Ben 10’ (fevereiro/2010)

Em janeiro de 2010, a equipe do Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, constatou a veiculação inadequada de comercial da linha de produtos “Ben 10” no canal televisivo Cartoon Network.

A inadequação verificou-se em razão do direcionamento indevido da mensagem publicitária às crianças. Tal se agrava especialmente em razão do fato de que, não obstante o comercial se dirija às crianças, transmite valores distorcidos, pois incentiva o consumo excessivo dos produtos e transmite a falsa idéia de que a criança que utilizar os ítens da linha “Ben 10” adquirirá características diferenciadas, tornando-se um “super-herói”, por exemplo.

Em razão da constatação de tantas abusividades, o Instituto Alana, por meio do Projeto Criança e Consumo, em 25.2.2010, encaminhou Representação à Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor do estado da Bahia — PROCON — denunciando a comunicação mercadológica utilizada pela empresa. Tendo em vista que não foi dado andamento ao caso, em virtude de contratempos do órgão, em 12.12.2012, o Projeto Criança e Consumo reenviou a Representação ao Procon-BA.

Diante da ausência de registro e prosseguimento pelo Procon/BA, o caso foi dado como encerrado.

 

Arquivos Relacionados:

25.2.2010- Representação encaminhada pelo Projeto Criança e Consumo ao PROCON do estado da Bahia 

12.12.2012 – Carta com Representação anexa encaminhada ao PROCON-BA 

 

Arquivos relacionados:

Compartilhar:

Conheça outros casos relacionados a esse tema

Listar todos os casos
Ir ao Topo