Logo Criança e Consumo

Book Agência de Modelos – Concurso Miss Ceará Infantil 2012 (dezembro/2012)

Capa padrão atuação jurídica
Capa padrão atuação jurídica

Book Agência de Modelos – Concurso Miss Ceará Infantil 2012 (dezembro/2012)

O Projeto Criança e Consumo constatou prática abusiva de direcionamento de publicidade ao público infantil na realização do concurso de beleza ‘Miss Ceará Infantil 2012’, realizado pela parceria Book Agência de Modelos e Manequins Ltda. (‘Agência Book’).

O concurso abrange a inscrição de meninas de 5 a 12 anos, nascidas no estado do Ceará, que são avaliadas a fim de serem eleitas 3 misses – de diferentes categorias definidas por faixa etária. As vencedoras recebem, entre outros prêmios, a quantia de R$ 1.000,00 e um contrato com a Agência Book.

Verificou-se a veiculação de banners do concurso no caderno infantil Diarinho, do jornal Diário do Nordeste, em todo mês de agosto de 2012; a transmissão de filme comercial sobre o concurso no site de relacionamentos Facebook, no site de vídeos Youtube e no programa infantil ‘Coisa de Criança’, da TV Diário; além da publicação de publicidades do concurso observadas na revista ‘Miss Ceará Especial Infantil’.

Todos os meios de comunicação utilizados para anunciar o concurso eram direcionados ao público infantil e as publicidades possuíam configurações gráficas – cores, ilustrações, etc. – e dizeres – “O seu sonho de ser miss não precisa mais esperar.” – que também se comunicavam diretamente com as crianças.

Por entender que a destinação de publicidade ao público infantil abusa da hipossuficiência dos pequenos, em 17.12.2012, o Projeto Criança e Consumo encaminhou notificação à Agência Book, apresentando suas observações a respeito da comunicação mercadológica desenvolvida pela empresa em torno do concurso e solicitando a mudança das ilegalidades apontadas.

Não houve resposta da empresa.

Arquivos Relacionados:

15.12.2012 – Notificação encaminhada à Book Agência de Modelos e Manequins Ltda.

Arquivos relacionados:

Compartilhar:

Conheça outros casos relacionados a esse tema

Listar todos os casos
Ir ao Topo