O Banco Cooperativo SICREDI S.A., com o objetivo de comercializar seu plano de poupança, realizou comunicação mercadológica dirigida às crianças, mediante a criação de um site infantil e comercial televisivo repletos de linguagem típica do universo das crianças, como personagens e cenário animados.
No contexto da Campanha, o Sicredi realizou uma verdadeira publicidade abusiva e ilegal, posto que: veiculou publicidade clandestina, na medida em que as crianças não percebem tratar-se de apelo comercial e acreditam estar apenas brincando no site; utilizou-se da credulidade infantil, transformando-as em verdadeiras promotoras de vendas e estimulou um contínuo processo de fidelização de marca, cativando consumidores desde a infância.
Em razão da constatação de tantas abusividades, o Instituto Alana, por meio do Projeto Criança e Consumo, em 15.6.2009 encaminhou notificação ao Banco solicitando a cessação das práticas questionadas por serem abusivas e, portanto, ilegais.
Em resposta recebida pelo Projeto Criança e Consumo em 03.07.2009, o Banco argumentou que “as ações de comunicação desenvolvidas pelo SICREDI quanto ao seu produto poupança não tem o condão de utilizar a criança como promotora de vendas, mas apenas incentivar a educação financeira” e, ainda, ressaltou que “em nenhum momento, em todo o processo de produção da campanha, houve qualquer intenção de criação de publicidade mascarada, visando a fidelização da marca”.
Arquivos Relacionados:
15.6.2009 – Notificação encaminhada pelo Projeto Criança e Consumo ao Banco Sicredi
3.7.2009 – Resposta do SICREDI encaminhada ao Projeto Criança e Consumo
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