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Assista “Criança, a alma do negócio”

Assista “Criança, a alma do negócio”

Há alguns anos, a publicidade no Brasil tem focado suas atenções nas crianças. Esta é a principal discussão levantada pelo documentário “Criança, a Alma do Negócio”, dirigido pela cineasta Estela Renner e produzido pela Maria Farinha Filmes. Apesar de ter mais de uma década, o filme mostra uma realidade bastante atual. Notamos isso especialmente quando consideramos o avanço da publicidade infantil no ambiente digital.

Antes de mais nada, é bom lembrar que a publicidade infantil é uma prática abusiva, ilegal e proibida. É o que determina o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990), além da Resolução nº163 do Conanda. Nesse sentido, o filme ouve especialistas, educadores, pais e as próprias crianças. O foco é justamente nos impactos das mensagens de estímulo ao consumo direcionadas diretamente para o público infantil. Entre eles, está o consumismo infantil, a obesidade infantil e até a erotização precoce, só para citar alguns.

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O documentário analisa não só os efeitos negativos da exploração comercial infantil, mas também a influência que os filhos têm no consumo familiar. “De carro à casa, geladeira, não importa, o foco é a criança. Por que eles falam com as crianças? Por que falam com bichinhos, numa linguagem infantil? Porque hoje se sabe que 80% da influência de compra dentro de uma casa vem das crianças”, diz Ana Lucia Villela, presidente do Instituto Alana, que é uma das entrevistadas.

Como assistir ao filme “Criança, a alma do negócio”

Na plataforma Videocamp, é possível organizar uma sessão de exibição do filme completo, gratuitamente. Também existe uma versão editada, com duração de dez minutos, que está disponível aqui na Biblioteca do Criança e Consumo.

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