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Foto de vários bastões Neon.

Vitória! Refrigerantes vão parar de anunciar para crianças

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Vitória! Refrigerantes vão parar de anunciar para crianças

A decisão dos fabricantes é uma conquista para a sociedade brasileira.

O Projeto Criança e Consumo comemora a decisão anunciada nesta quarta-feira (2) na coluna da jornalista Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, de que as empresas que fazem parte da Abir (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas) deixarão de direcionar publicidade de todos os seus produtos, entre eles refrigerantes e sucos artificiais, para crianças no Brasil. Os fabricantes estabeleceram a suspensão quando 35% do público do programa tiver menos de 12 anos. De acordo com a nota, a Abir estuda agora o fim das vendas de bebidas com alto teor de açúcar dentro das escolas em todo o país.

A decisão histórica dos fabricantes acontece em um momento importante e responde aos anseios da sociedade. A importância desta autorregulação, contudo, deve seguir acompanhada da atuação do Legislativo, na elaboração e aprovação de leis rigorosas para toda a concorrência que impeçam o direcionamento da publicidade para crianças, bem como da fiscalização do Executivo e do desempenho do Judiciário na punição dos abusos.

Vale lembrar também que já existem normas brasileiras que consideram abusivo e ilegal o direcionamento de publicidade para crianças. Em 2014, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) publicou a Resolução 163 que reforça esse entendimento presente no Código de Defesa do Consumidor (CDC).  O Criança e Consumo espera que outras empresas e outros segmentos entendam a importância desta decisão e deixem de anunciar para as crianças, respeitando seus direitos.

Para compartilhar essa notícia em inglês clique aqui.

Veja também:

– Publicidade de junk food afeta mais as crianças
– Portugal restringe publicidade de alimentos não saudáveis para crianças
– Fim da publicidade para um mundo livre de obesidade

Foto: Via Flickr

Publicado em: 2 de março de 2016

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