Logo Criança e Consumo
Foto de letreiro do McDonad's

Senacon instaura processo contra McDonald’s

Foto de letreiro do McDonad's

Senacon instaura processo contra McDonald’s

 

Em  dezembro, após receber denúncias sobre práticas de publicidade infantil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, instaurou processo administrativo contra a rede de fast food McDonald’s para investigar a conduta da empresa na publicidade do ‘Mc Lanche Feliz’ direcionada às crianças.

 

As denúncias ao órgão são fruto da campanha ‘Abusivo Tudo Isso‘, realizada pelo Criança e Consumo, que convida os cidadãos a assinar petição eletrônica – enviada para a Senacon, com cópia para o Serviço de Atendimento ao Consumidor do McDonald’s – exigindo à empresa que pare de direcionar publicidade a crianças por meio da associação de brinquedos e outros itens colecionáveis a seus produtos alimentícios. Essa prática, como determina a legislação brasileira, é abusiva e ilegal.

 

“O engajamento das pessoas na campanha nasce do descontentamento com relação às práticas abusivas e ilegais direcionadas às crianças. Todos os dias, recebemos uma série de denúncias a respeito desta rede de fast food e achamos que era o momento de convidar as pessoas a encaminharem, diretamente, as denúncias para a Senacon. Deu certo!”, comemora Ekaterine Karageorgiadis, coordenadora do Criança e Consumo. “A instauração deste processo administrativo é um passo importante e mostra que os órgãos de defesa do consumidor estão atentos à proteção da infância”, conclui.

 

O Criança e  Consumo segue acompanhando os desdobramentos do caso.

Publicado em: 14 de fevereiro de 2019

Notícias relacionadas

Listar todas as notícias

Ir ao Topo