Notícias

‘Semana sem Telas’: veja dicas para diminuir o uso

‘Semana sem Telas’: veja dicas para diminuir o uso

‘Semana sem Telas’: veja dicas para diminuir o uso

Iniciativa do Campaign for a Commercial-Free Childhood (CCFC) visa incentivar famílias a desligarem as telas por uma semana.

Entre os dias 1 e 7 de maio, a organização norte-americana Campaign for a Commercial-Free Childhood (CCFC) realiza a campanha ‘Semana sem Telas’ (‘Screen-free week’, em inglês). A iniciativa convida mães, pais, e responsáveis a refletir sobre o uso excessivo de televisores, smartphones, tablets, computadores e outros tipos de telas usadas pelas crianças e experimentar, durante uma semana, a diminuição do uso de tais equipamentos, seja em casa, na escola, na vizinhança ou comunidade.

“A ideia da semana é promover a reflexão sobre o uso que fazemos das telas. Desliga-las durante esse período engaja adultos e crianças a experimentar outros meios para socializar e brincar que não envolvam equipamentos eletrônicos. Essa pausa também reduz a exposição da criança às publicidades veiculadas na TV e na internet”, diz Ekaterine Karageorgiadis, coordenadora do programa Criança e Consumo, do Alana.

O Criança e Consumo listou abaixo algumas sugestões para auxiliar os responsáveis na diminuição do uso de telas.

1- Estabeleça um combinado

Estabelecer um combinado com a criança pode ajudar a reduzir o tempo dela em frente às telas. Acerte um tempo por dia e sugira outra atividade como ler um livro, brincar em casa ou ir a uma praça. Vale lembrar que a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que crianças com menos de 2 anos não sejam expostas às telas.

2- Observe a casa

Repensar como os móveis da casa estão organizados pode ser uma maneira de repensar seus hábitos. As telas são os principais objetos dos cômodos? É possível mudar para que eles deixem de ser o centro desses ambientes?

3- Reveja a rotina

As telas muitas vezes estão presentes em diferentes situações cotidianas da criança, no transporte, no restaurante, em casa e até em parques. Apresentar outras possibilidades pode auxiliar na diminuição do uso das telas. Brincar é fundamental para o desenvolvimento e formação da criança.

4- Refeições sem telas

Combine com todos da casa que as refeições são momentos de conversar, contar histórias e aproveitar a comida. Procure afastar os celulares, tablets e televisores e aproximar as crianças do preparo das refeições. 

5- Organize uma Feira de Trocas de Brinquedos

Aproxime a comunidade e organize uma Feira de Trocas de Brinquedos (saiba mais aqui), a iniciativa do Criança e Consumo foi criada há cinco anos, como uma maneira engajada e divertida de repensar forma como consumimos, envolvendo adultos e crianças na prática desta reflexão.

Veja também:
Dicas para celebrar a Páscoa com menos consumismo
– Dicas para proteger as crianças da publicidade na internet
Sugestões para reduzir a exposição à publicidade na internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X