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Foto com pessoas sentados em cadeiras em uma roda, elas estão interagindo, uma mulher permanece fora desta roda, ela observa as pessoas interagindo.

Rebrinc lança site sobre infância e consumo

Foto com pessoas sentados em cadeiras em uma roda, elas estão interagindo, uma mulher permanece fora desta roda, ela observa as pessoas interagindo.

Rebrinc lança site sobre infância e consumo

Portal da Rede Brasileira Infância e Consumo tem como objetivo mobilizar diversas áreas na defesa dos direitos de crianças e adolescentes diante das relações com o consumo. 

Para celebrar os 25 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança (20 de novembro), a Rebrinc (Rede Brasileira Infância e Consumo), da qual o Instituto Alana faz parte, lançou oficialmente o seu site www.rebrinc.com.br, com o objetivo de reunir, articular e mobilizar pais, mães, educadores e profissionais de diversas áreas na defesa dos direitos de crianças e adolescentes diante das relações com o consumo.

O site traz notícias, artigos, entrevistas, campanhas, publicações e vídeos sobre os temas infância e consumo e é um espaço para troca de experiências e para a promoção de um novo olhar sobre a cultura do consumo, além de outras questões relacionadas à infância e à adolescência. Além disso, os interessados também podem contribuir enviando sugestões e conteúdos para o site que, assim como a Rebrinc, é construído de forma coletiva.

Criada em junho de 2013, a Rebrinc é uma rede horizontal e colaborativa que reúne, virtual e presencialmente, pessoas físicas, instituições e movimentos de todas as regiões do país em defesa dos direitos de crianças e adolescentes diante das relações com o consumo. Em pauta: publicidade abusiva, obesidade infantil, adultização da infância, erotização precoce, estímulo à violência e distorção de valores.

A rede também planeja e executa ações em diferentes segmentos, da educação à sustentabilidade, com foco em políticas públicas para a promoção dos direitos de crianças e adolescentes. Neste sentido, incentiva práticas, simples e inovadoras, como feiras de troca de brinquedos e ocupação de espaços públicos e debates sobre conteúdo da mídia, publicidade infantil e alimentação saudável. Essas ações vêm sendo idealizadas por um grupo de 50 profissionais, de diferentes áreas e regiões do país, que se reúne periodicamente para alinhavar e refletir sobre a atuação da rede.

Alguns destes membros são também representantes das cerca de 30 instituições e movimentos brasileiros que já aderiram à Rebrinc. Além do Instituto Alana, por meio do projeto Criança e Consumo, também estão na lista: Aliança pela Infância, Centro de Inteligência Urbana de Porto Alegre, Colégio Marista Dom Silvério de Belo Horizonte, Movimento Infância Livre de Consumismo – Milc, Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (Seccional Rondônia), Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – Idec, Instituto 5 Elementos, Movimento Consciência e Consumo, Instituto Akatu Rede Nacional Primeira Infância.

Publicado em: 24 de novembro de 2014

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