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Imagem de um copo de bebida com bebida sendo derramada em volta do copo.

Promoção de cerveja em horário nobre?

Imagem de um copo de bebida com bebida sendo derramada em volta do copo.

Promoção de cerveja em horário nobre?

Petição Pública pede fim da publicidade de bebidas alcoólicas, inclusive de cervejas, na televisão das 6h às 21h.

Durante as 5 horas diárias em que ficam em frente à TV, as crianças são expostas a diversas publicidades de cerveja e as consequências podem ser gravíssimas.

A petição é uma iniciativa do Ministério Público de São Paulo e precisa de 1 milhão e 400 mil assinaturas para que o projeto entre no Congresso. Ela apoia o Projeto de Lei que altera a Lei 9.294/96, para que as restrições à publicidade passem a abranger toda e qualquer bebida com graduação alcoólica igual ou superior a 0,5 grau Gay-Lussac. Atualmente, o limite legal é de 13 graus Gay-Lussac, o que exclui não só as cervejas, como também alguns vinhos e bebidas “ice” que, por isso, podem exibir suas publicidades em qualquer horário.

Especialistas ressaltam que a veiculação de publicidade de bebidas alcoólicas em horário de criança ver TV, assim como a venda da ideia de cerveja ligada a esporte, humor e diversão, trazem impacto no consumo precoce desse produto, proibido para menores de 18 anos. Segundo estudo de Alan Vendrame e Ilana Pinsky, da UNIFESP, o conteúdo das mensagens publicitárias atua no processo de tomada de decisão para o consumo de álcool entre os 7 e 12 anos.

Dados do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) mostram que 42% das crianças brasileiras com idade entre 10 e 12 anos já consumiram bebida alcoólica. Ainda de acordo com o Cebrid, 10% da população com idade entre 12 e 17 anos preenchem critérios para serem classificadas como dependentes do álcool.

A petição do MPSP pede, portanto, uma lei que proíba a veiculação desses comerciais, fazendo com que todas as bebidas, inclusive a cerveja, sejam anunciadas para quem de fato a pode consumir: adultos, maiores de 18 anos. Participe da campanha: baixe a petição, imprima frente e verso, recolha assinaturas e envie as vias assinadas pelo correio no endereço que se encontra no rodapé da Petição.

Publicado em: 29 de abril de 2013

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