Logo Criança e Consumo
Imagem com várias setas apontando para a esquerda.

Pelo Dia Mundial dos Direitos do Consumidor na ONU

Imagem com várias setas apontando para a esquerda.

Pelo Dia Mundial dos Direitos do Consumidor na ONU

Campanha da Consumers International pede apoio dos governo para a data entrar no calendário oficial da Organização.

O projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, como membro da Consumer International (CI), enviou uma carta ao Ministério da Justiça, solicitando seu apoio para que a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheça o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, como um Dia Internacional oficial da ONU. O reconhecimento é um passo importante para a implementação das Diretrizes das Nações Unidas sobre proteção ao consumidor e pode ajudar no aumento de consciência dos governos, empresários e consumidores a respeito da proteção dos direitos consumerista.

Veja mais:
– Coca-Cola desrespeita acordo global ao dirigir publicidade às crianças
– STJ considera abusiva publicidade de cigarro para o público infanto-juvenil
– Senacon divulga nota técnica sobre abusividade da publicidade infantil

Os governos podem dar apoio a iniciativa pela elaboração de uma carta ao Dr. Kituyi, Secretário-Geral da Conferência da ONU sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), responsável pela proteção dos consumidores. A carta precisa ser enviada até 15 de junho para que seja submetida antes da Conferência da UNCTAD, que ocorre neste dia.

O Criança e Consumo, que trabalha para divulgar e debater ideias sobre o consumismo infantil, além de apontar meios de minimizar e prevenir os prejuízos decorrentes da comunicação mercadológica, acredita que fortalecer os direitos dos consumidores contribui para o respeito nas relações consumeristas que envolvem as crianças, e por isso trabalha junto com a Consumers International.

Leia a carta na íntegra.

Foto: Flickr/ Christer

Publicado em: 5 de junho de 2016

Notícias relacionadas

Listar todas as notícias

Ir ao Topo