Notícias

Pelo Dia Mundial dos Direitos do Consumidor na ONU

Pelo Dia Mundial dos Direitos do Consumidor na ONU

Pelo Dia Mundial dos Direitos do Consumidor na ONU

Campanha da Consumers International pede apoio dos governo para a data entrar no calendário oficial da Organização.

O projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, como membro da Consumer International (CI), enviou uma carta ao Ministério da Justiça, solicitando seu apoio para que a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheça o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, como um Dia Internacional oficial da ONU. O reconhecimento é um passo importante para a implementação das Diretrizes das Nações Unidas sobre proteção ao consumidor e pode ajudar no aumento de consciência dos governos, empresários e consumidores a respeito da proteção dos direitos consumerista.

Veja mais:
– Coca-Cola desrespeita acordo global ao dirigir publicidade às crianças
– STJ considera abusiva publicidade de cigarro para o público infanto-juvenil
– Senacon divulga nota técnica sobre abusividade da publicidade infantil

Os governos podem dar apoio a iniciativa pela elaboração de uma carta ao Dr. Kituyi, Secretário-Geral da Conferência da ONU sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), responsável pela proteção dos consumidores. A carta precisa ser enviada até 15 de junho para que seja submetida antes da Conferência da UNCTAD, que ocorre neste dia.

O Criança e Consumo, que trabalha para divulgar e debater ideias sobre o consumismo infantil, além de apontar meios de minimizar e prevenir os prejuízos decorrentes da comunicação mercadológica, acredita que fortalecer os direitos dos consumidores contribui para o respeito nas relações consumeristas que envolvem as crianças, e por isso trabalha junto com a Consumers International.

Leia a carta na íntegra.

Foto: Flickr/ Christer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X